DESIGN

Solid Dogma

Ouro

B. DESIGN GRÁFICO. Campanha Póster

Num modelo de workshops vocacionado para crianças, jovens e gerações mais velhas e com vista a criar instalações de arte pública, intervenções urbanas, performances e música, fomos por uma abordagem experimental também: uma que reflitisse o exato mesmo exercício de exploração criativa destas pessoas, na descoberta de uma multiplicidade de técnicas/crafts/plasticidades. Foi o que procurámos projetar na tipografia, letra a letra, na composição ilustrada de BAIRROS e seu contexto gráfico — que sustenta a integração tipográfica e fotográfica nas peças de comunicação essencialmente digital e print. Um universo sempre urbano, vibrante, dinâmico, mas também algo naife — onde assumimos a cor, o erro e a imperfeição como marcadores de plasticidade e unicidade destes encontros e dos seus outputs.

Após o reenquadramento do Festival Iminente face às necessidades de ação sócio-cultural que a pandemia trouxe ao cimo em 2020 — e que tão bem se refletiram nos modelos Emergency Edition e Oficina Iminente — nasceu a vontade fortalecer a ação do Iminente com um sentido intervenção ainda mais unificador, em comunidades onde a prática e a fruição artística são distantes ou socialmente segregadas. Assim surgiram os BAIRROS — Workshops Artísticos Comunitários Iminente: oficinas comunitárias, uma iniciativa para levar 16 artistas de diferentes áreas a 4 bairros lisboetas para desenvolver projetos e sinergias com os moradores e associações locais O desafio? Transportar o espírito Iminente para uma nova experiência de exploração criativa comunitária, vibrante a cada encontro e a cada bairro.

Pedro Pires, Diogo Potes

Joana Neves