DIGITAL E SOCIAL

Wunderman Thompson

Shortlist

D. CRAFT. Data visualisation

Usámos dados reais dos relatórios da Organização Mundial da Saúde para mostrar que as pessoas (e não as economias) são as grandes vítimas. Mas que também podem ser a grande solução. Se uma imagem vale mil palavras e 90% das informações que lembramos são visuais, um infográfico é ideal para sintetizar uma mensagem. A grande maioria das bandeiras nacionais são constituídas por barras. Exactamente como um gráfico. Portanto, usámos os melhores dados disponíveis e transformámos símbolos nacionais reconhecidos por todos em infográficos impactantes e eficientes.

Março de 2020, Covid-19 é uma pandemia. Poucos países permanecem intocados. Há poucas informações sobre o vírus e nenhuma vacina à vista. O melhor conselho é simples. Ficar em casa. Com o aumento de mortes e novas infecções, os números mostraram claramente que a situação era grave. O mundo ajudou como pode. Médicos fizeram turnos duplos, os militares controlaram as fronteiras, os professores voltaram-se para o ensino remoto. Mas as pessoas continuam a ser reduzidas a números. E os números continuaram a deformar os países.

As nossas bandeiras viajaram pelo mundo. Através de social media, blogs e sites especializados multiplicaram-se para muitos mais países. Alemanha, Argentina, Canadá, China, Irã, Itália, Peru, França, Colômbia ficaram com uma bandeira nada desejada de acordo com seus números de covid.Uma campanha positivamente contagiosa. E mesmo que o alcance cultural seja difícil de atestar, a capacidade de potencialmente salvar sua vida faz com que valha a pena.

Pedro Magalhães

André Alberto