EXPERIÊNCIAS DE MARCA

Wunderman Thompson

Prata

B. RELAÇÕES PÚBLICAS. Ação Pontual de RP

Com os Estádios vazios e o público em casa devido à pandemia, a Supertaça Cândido de Oliveira entre FC Porto e SL Benfica jogou-se a 23 de dezembro, tornando-se o programa mais visto de 2020, com uma média de 2,1 milhões de espectadores só em Portugal. Como principal patrocinador da competição, a Vodafone aproveitou o momento para ajudar o SNS através de uma linha SMS solidária onde o valor revertia para a aquisição de veículos de transporte de vacinas Covid-19. Ao mesmo tempo, as mensagens enviadas iriam ser transmitidas nos painéis eletrónicos colocados junto ao relvado.Sabendo que todas as atenções iriam estar na entrada dos onzes iniciais, usámos esse momento e um elemento improvável para comunicar a linha de apoio com o número 61919: o árbitro. Todos foram apanhados de surpresa.

Como principal patrocinador da Supertaça de futebol, como poderia a Vodafone marcar a diferença e comunicar a linha SMS solidária de apoio ao Serviço Nacional de Saúde antes da partida iniciar?

A partida tornou-se um palco para o apoio dos adeptos durante os 90 minutos e as suas mensagens chegaram às laterais do relvado a um ritmo de 1 SMS a cada 5 segundos (contabilizando apenas clientes Vodafone). Com a ajuda do número do árbitro, foram doados 2 veículos de transporte de vacinas para a Covid-19 ao Serviço Nacional de Saúde. O retorno de media foi superior a 77 mil euros* em apenas 24h, com o número do árbitro a ser notícia nos principais meios desportivos e não só. No total, foram cerca de 16 minutos de transmissões televisivas (incluindo canais internacionais como a BBC) e radiofónicas com referência ao número do árbitro e ao seu objetivo. *Fonte: YUMI Analytics / Media Monitor

Pedro Magalhães

Pedro Barroso