DESIGN

Solid Dogma

Prata

B. DESIGN GRÁFICO. Póster

Contra todas as probabilidades, nasceu a Oficina Iminente: não um festival com público a assistir, mas um evento com público a participar dele. Público e artistas, pensadores e ativistas, a fazer coisas juntos numa experiência com Workshops, Talks, Concertos e a construção de um Parque de Arte Pública permanente em Monsanto.

O Festival Iminente acontece comumente em Setembro, e há 2 anos em pleno Panorâmico de Monsanto. Mas 2020 não teve nada de comum, mesmo que todos nós precisássemos respirar cultura, ao vivo, fora de portas. Quando todos os festivais do país cancelaram, o maior festival de arte e música urbana do país quis reagir, não parar, nem que para isso tivesse de se reinventar novamente: após se criar a 1ª edição online em pleno Estado de Emergência — o Iminente Emergency Edition, que mobilizou em confinamento milhares de pessoas e uniu artistas e público no apoio aos 2 maiores centros hospitalares no combate à COVID-19 — era tempo de pensar como continuar a fazer acontecer um evento disruptor, em Setembro como sempre, e dedicá-lo à comunidade numa experiência diferente mas igualmente imersiva.

Abordámos graficamente esta Oficina com o espírito da marca, conjugando a natureza assimétrica de elementos de line-up com um sentido de grelha modular: uma quadricula que por um lado reforça um sentido de capacitação e ferramenta de aprendizagem, de exercício transformador como num caderno — premissa que se estende da identidade e tipografia original/experimental que a compõe, aos materiais de comunicação e de trabalho in loco —, e o aspeto modular que embebe simbolicamente algumas evocações planisféricas e arquitetónicas do Panorâmico, numa atividade orgânica, dinâmica, moldada aos tempos e capacitante de um público sedento de atividade, de mais cultura, mais diálogo, mais vida.

Pedro Pires, Diogo Potes

Diogo Potes