DESIGN

This is Pacifica

Prata

A. BRANDING. Logótipo

Um frame da Cidade: desenvolvemos um símbolo que incorpora o propósito, a cidade do Porto e múltiplos formatos audiovisuais. A expressão visual da marca aborda a utilização do frame cinematográfico como uma janela aberta para a cidade, na qual é possível construir diferentes narrativas, no contexto de um sistema modular dinâmico, no qual formas e escalas enquadram diferentes conteúdos e informações. A paleta cromática foi criada a partir da visão que diferentes realizadores têm da luz da cidade, seja ela fruto de uma memória imaginada ou real.

A Câmara Municipal do Porto criou a Filma Porto, uma film commission para impulsionar a produção de cinema na cidade com financiamento, logística, formação e comunicação, potenciando-a enquanto território e cenário de cinema a explorar. A vivacidade cultural da cidade é um ponto de contacto para a criação de diferentes narrativas, bem como a vasta panóplia de paisagens, que se estendem desde bosques, montanhas e reservas naturais verdejantes até aldeias pitorescas e praias idílicas. A identidade deveria refletir esta multiplicidade de panoramas e pontos de vista que cada cineasta pode fabular à medida das suas estórias.

Na primeira edição do concurso, a Filmaporto contou com várias candidaturas entre 6 e 27 de Julho de 2021. Ainda em fase de apuramento de resultados, a film commission irá atribuir cinco bolsas de 20.000€ cada a propostas de cinema de ficção e documental, séries, cinema experimental e ensaio.

Filipe Mesquita, Pedro Mesquita, Pedro Serrão, Rita Robalinho, Luís Cepa

Motion Graphic Designer