EXPERIÊNCIAS DE MARCA

FunnyHow

Shortlist

C. EVENTOS E ATIVAÇÃO. Evento para o Consumidor

Dentro da app Free Now substituímos a opção Ride pela Ride Parade. Uma alternativa à habitual pride parade em que cada viagem fez parte de uma marcha virtual com impacto real, com 100% da comissão doada à causa LGBTI+. No site era possível ver em tempo real os percursos a pintarem as ruas com as cores do orgulho. E porque a Liberdade não é só uma avenida na capital, abrimos a opção em toda a cidade de Lisboa, Porto e Algarve. Para a marcha ser vista em todo o lado, transformámos veículos Free Now em outdoors ambulantes. E juntámos à causa influenciadores que pediram a todos para participarem nesta marcha alternativa. Até que, inesperadamente, a marcha de Lisboa foi cancelada pela pandemia. Da noite para o dia, tornámo-nos na única marcha segura para demonstrar o apoio aos direitos LGBTI+.

Dia 19 de junho regressava o Dia da Marcha pelo Orgulho LGBTI+ em Lisboa. E como todos os anos anteriores, havia muitas pessoas que iam faltar à marcha: seja por não poderem estar presentes em Lisboa ou porque não se sentem confortáveis com a habitual exposição mediática e também nas redes sociais. Só que este ano havia ainda outro desincentivo à participação. Apesar de todas as precauções do evento, o contexto pandémico fez com que muitas pessoas não se sentissem confortáveis em juntar-se na rua com uma multidão de desconhecidos. Apesar de não poder fazer parte da marcha em si, a Free Now queria mostrar o seu apoio pelo movimento e oferecer uma solução para todos estes problemas.

5.520 pessoas marcharam connosco, percorrendo um total de 53.600km. E como 100% da comissão de todas as viagens Ride Parade foram doadas à IPA (Associação para a Promoção da Igualdade), num só dia contribuímos com 5120€ para a luta pela igualdade. Mais importante de tudo: apesar da pandemia, criámos uma forma de todas as pessoas poderem marchar pela causa LGBTI+ em várias cidades e com total segurança.

César Sousa, André Sousa Moreira

André Sousa Moreira