DIGITAL E SOCIAL

Uzina

Shortlist

A. DESIGN DIGITAL. Direção de Arte

Criámos um conceito de comunicação para o festival: Festival 5L, o festival com todas as letras. A partir daí, desenvolvemos uma linguagem pop inspirada nos stickers digitais das redes sociais. Representámos as diferentes áreas do festival e da programação com diferentes stickers. Os fundos de cor flúor e uma tipografia robusta deram força à palavra em todos os layouts. A linguagem viveu sobretudo em meios digitais, porque a pandemia impediu que se realizassem muitos dos eventos físicos. A casa principal do festival foi o website que criámos para o evento e a comunicação que fizemos para as transmissões em redes sociais. De forma a torná-lo ainda mais acessível, o site permite escolher cores de fundo, navegar em grayscale ou remover as animações.

Numa época em que é importante promover a leitura, e em tempos de concorrência feroz onde a cultura e o entretenimento se têm afastado dos livros, nasce o Festival 5L, um festival literário diferente. Um Festival lisboeta da Língua, Livros, Literatura, Leituras e Livrarias. O Festival 5L quer ser um festival popular e inclusivo. É um festival de todas as palavras e de todos os lugares: teatros, praças, escolas, ruas. Era preciso criar uma linguagem gráfica que ajudasse a trazer público a um festival que viveria o seu primeiro ano num contexto sobretudo digital por causa da pandemia.

Inscrições no evento - 41.015 Nº visitas ao site - 9.294 Nº visualizações de páginas - 66.888

Susana Albuquerque

Diretor Criativo Executivo