MEIOS

IKEA

Uzina

F. MEIOS DIGITAIS. Influenciadores

O apoio oferecido foi logo notícia, mas o ódio recebido nas caixas de comentários não foi novidade. Quanto mais nos orgulhávamos, mais nos enchiam o saco. Quanto mais barulho fazíamos, mais nos tentavam calar. E quando o índice de likeability desceu 39%, pousamos os sacos para erguer uma bandeira. Amplificámos o THE FLAG BAG através de 5 embaixadores digitais que hastearam a bandeira nos seus perfis e mostraram passo-a-passo como fazê-la a partir do STORSTOMMA. Enviámos um convite a outros influenciadores aliados da causa LBGBT+ para que se juntassem a nós e eles publicaram organicamente +70 stories e posts sem qualquer custo. Na criação de um dos conteúdos, Rui Maria Pêgo foi vítima de um ataque homofóbico na rua que fez a mensagem sair das redes sociais para a imprensa.

Num ano sem marchas, a IKEA reforçou o suporte à causa LGBT+ durante o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOT). Além de assinalar a data em todas as lojas, parte das receitas do saco de transporte STORSTOMMA reverteriam para a comunidade através de uma associação/projeto de promoção da Igualdade e Inclusão LGBT+. Como é que podíamos tornar o apoio à comunidade em algo maior, trazer o tema para debate e cumprir o objetivo de angariar 10.000€ em vendas para doar à causa?

Mostrámos que os valores da marca são inabaláveis, criando uma associação ainda maior à causa e trazendo o tema para o debate público. Além disso, alcançámos: - 22.934 unidades do saco STORTOMMA vendidas - 10.000€ doados à Associação Plano i - 297.991,10€ retorno de media (Automatic Advertising Value) - 726.238 reach total - 2ª marca mais relevante para os portugueses no estudo “Meaningful Brands 2021” - 481.000 impressões - 82.400 interações

Andreia Ribeiro

Susana Albuquerque