DESIGN

Silvadesigners

Prata

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Com coordenação de Vanessa Rato e edição da Imprensa Nacional Casa da Moeda, São Luiz 125 reúne, em mais de 400 páginas, textos de José Sarmento de Matos, António Pinto Ribeiro, Filipe La Féria, José Bragança de Miranda, Joacine Katar Moreira, Joana Craveiro, José Gil e André E. Teodósio, entre vários outros autores. Não se trata de um livro historicista que serve apenas a efeméride, mas sim um livro pensado, escrito e ilustrado para o futuro. A tipografia é protagonista e introduz o leitor ao caracter experimental dos seus vários textos e ensaios. Os vários tipos de papel, todos eles com texturas, pesos, tonalidades e brilhos diferentes, separam as várias secções e acrescentam ao experimentalismo e à complexidade na experiência de manuseamento. Um trabalho de «pastelaria fina».

No 125º aniversário do Teatro São Luiz, festejado a 22 de maio de 2019, quisemos olhar para trás, para o legado, mas também imaginar futuros, conscientes do tanto que somos por todos os que nos precederam. Quisemos fixar tudo isso num livro – um volume que, através de textos de diversos autores e de diferentes pontos de vista, se debruça sobre a história, ao mesmo tempo que reflete sobre o que deve ser hoje um teatro. Cento e vinte e cinco anos passados sobre a inauguração do então Teatro Dona Amélia, em 1894, celebramos a riqueza deste teatro e os momentos importantes do São Luiz, fazendo uma reflexão social, política e artística.

Jorge Silva

Jorge Silva, Luís Alvoeiro