DESIGN

José de Mello Saúde

P 06 studio

G. DESIGN AMBIENTES. Sinalética

O projecto de sinalética foi desenhado com foco no paciente, sem nunca descurar as necessidades operacionais do staff. Desenvolveu-se um sistema de larga escala que permite o utilizador ser autónomo em qualquer etapa do processo. Optou-se por uma aborgadem gráfica clean, caracterizada pelo uso da tipografia e grafismos de proporções generosas, que privilegiam a legibilidade e integração no espaço. Desenhou-se ainda uma família de pictogramas que acompanha o estilo sóbrio e elegante da tipografia escolhida, ajudando a reforçar a informação. O código de cores foi definido em harmonia com os ambientes: Azul, cor da marca CUF, é utilizado como cor standard e surge associado aos serviços gerais; laranja para o departamento de urgências; amarelo para o internamento; verde para a oncologia.

CUF é uma das mais prestigiadas redes de saúde privada em Portugal, formada por dezoito hospitais e clínicas em expansão. Contudo, apesar de se assumirem como um grupo e oferecerem um serviço em rede, até à data cada unidade tinha a sua própria identidade. O desafio deste projecto foi criar uma imagem única, forte e transversal a toda a rede, de modo a que qualquer pessoa independentemente da unidade que consulte sinta sempre o «mood» CUF. Este foi um extenso e complexo projecto que envolveu duas equipas do nosso estúdio, uma dedicada ao projecto de interiores e outra dedicada à criação de um sistema de sinalética eficaz, a fim de se promover uma experiência hospitalar mais confortável, agradável e intuitiva.

Este projecto é singular, na medida em que não é comum um estúdio de design levar a cabo uma renovação holística de uma rede de saúde deste tamanho e investimento. Não só pela complexidade inerente ao processo — as necessidades operacionais de um hospital são complexas e tanto os ambientes como a sinalética têm um papel importante para fazer tudo funcionar para o público diverso — mas também porque não é comum na área da saúde haver preocupação com a importância que o design tem em criar uma experiência mais eficaz e atraente. De certo modo, a nossa intervenção mudou a forma como os hospitais CUF interagem com os pacientes e vice-versa, por meio de um uso mais eficiente e organizado do espaço, aliviando a tensão e desconforto que muitas vezes surgem associados a uma visita ao hospital.

Nuno Gusmão

equipa sinalética: Mário Videira, Frederico Gonçalves, Sebastião Soares | equipa ambientes: Vanda Mota, Frederico Gonçalves, Marta Vaz, Jacinta Fialho, Miguel Ferreira

20/09/2020

20/09/2020