DESIGN

1/4 studio

Prata

B. DESIGN GRÁFICO. Póster

Decidiu-se tratar a tipografia como texto mas também como imagem. A tipografia foi interpretada como os volumes/moldes usados pelo artista na galeria. Era importante que a tipografia tivesse características que a associassem aos moldes utilzados para produção dos volumes em betão, mas também à estrutura de arames que esses moldes têm no seu interior. Para conseguirmos este efeito, a palavra "PANEJAMENTO" foi impressa em 3D, sem que o topo de cada letra fosse fechado. O resultado desta forma de fabrico alude tanto ao elemento de molde como à estrutura de arame do volumes de betão. As letras impressas em 3D foram organizadas em várias com composições e fotografadas. No resultado final, a tipografia é a própria escultura.

O objetivo era anunciar uma exposição de escultura que era constituída por volumes de betão geométricos de dimensões variáveis. A exposição era mutável; o artista alterava a distribuição desses volumes diariamente, o que obrigava o espetador a interagir com a obra e com o espaço de forma diferente a cada dia. Perto do término da exposição os volumes estariam quebrados, revelando a estrutura inerente ao betão. Era importante demonstrar elementos de materialidade e aludir ao processo de produção e à relação das várias peças entre si.

Ana Mota, Jorge Araújo

Ana Mota, Jorge Araújo