1 Publicidade

o escritório

Ouro

A. FILME. Campanha

No meio de um espaço cheio de anúncios dramáticos e palavrosos, o Lidl optou por seguir outro caminho. Com apenas uma câmara, um plano e um camião, mostrámos um camião da marca a atravessar as ruas desertas do país. E, com o anúncio mais simples da pandemia, dissemos tudo, dizendo muito pouco.

Em plena pandemia, com os supermercados cheios de pessoas e as prateleiras cada vez mais vazias, os portugueses recearam o colapso do retalho. Por isso, o Lidl quis assegurar às pessoas que continuava aqui para elas. Mas esta era a mensagem de todas as marcas, das mais variadas categorias.

A campanha foi amplamente aplaudida, partilhada e comentada nas redes sociais – e até na rádio -, tendo inclusivamente merecido destaque em diversos meios internacionais. Segundo os estudos, apesar de não ter sido dos primeiros a comunicar em resposta à pandemia, conseguiu o melhor recall das campanhas institucionais na sua categoria (67%). E, mesmo sem palavras, a mensagem foi percebida. Foi considerada a campanha mais original (90%) e a campanha contextual favorita dos portugueses, tornando-se na segunda campanha de 2020 com mais agrado (à frente de toda a concorrência). Enquanto os seus concorrentes baixavam a reputação, o Lidl subia para um nível nunca antes atingido. E foi o único retalhista, face à concorrência direta, que cresceu em número de clientes neste período (+0,9%).

Nuno Jerónimo

Eduardo Pastor