1 Publicidade
H. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Filme de Responsabilidade Social Corporativa

Federação Portuguesa de Futebol

H. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Filme de Responsabilidade Social Corporativa

A ideia passou por não filtrar nem embelezar a realidade que é vivida desde muito cedo por estes jovens, para que haja um desconforto crescente com estas atitudes, fazendo do apelo ‘Deixa Jogar’ uma causa maior. O filme surge então a partir de um casting de crianças dos escalões de formação de diferentes clubes. Estas partilham por escrito com os pais aquilo que ouviram e mais os marcou na última época. Depois cada pai leu em voz alta e frente-a-frente com os filhos aquilo que encontrou no papel, percebendo o efeito negativo de toda a pressão que acontece fora das quatro linhas.

Há cada vez mais jovens a praticar futebol federado e desde muto cedo, uma pressão cada vez maior sobre estes. Assistem-se a cenas cada vez mais violentas e lamentáveis nos escalões de formação, protagonizadas por adultos que sonham que os seus filhos sejam as próximas vedetas. Antes de se dar início a uma nova época, a Federação Portuguesa de Futebol queria passar uma mensagem firme a todos os agentes dos escalões de formação e mudar comportamentos.

Uma campanha que conseguiu o goodwill pretendido de quem precisava de a ouvir e que gerou uma onda de contágio pelos clubes, instituições, treinadores, jogadores, técnicos e pais. A campanha superou os objetivos de alcance, tendo abrangido quase 50% do total de utilizadores das duas redes sociais mais utilizadas no país. Superando os objetivos de frequência, garantimos que quem foi alvo da campanha a viu vezes suficientes para ser impactado. O objetivo de gerar envolvimento com a campanha foi superado, tanto na interação nas redes sociais como na visualização completa do vídeo, o que revela a relevância conseguida. A campanha cumpriu o objetivo de alcance orgânico tendo sido partilhada espontaneamente pela comunidade.

Ivo Purvis, Pedro Lima, Vasco Thomaz

Emanuel Serôdio