1 Publicidade

AVA - Assistente Virtual de Apoio

SIC Notícias

H. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Filme de Responsabilidade Social Corporativa

O Cancro é sempre um tema difícil. Mas neste caso específico tínhamos a nosso favor duas coisas: uma ideia muito clara do problema - a falta de respostas, a dificuldade em falar sobre o tema - e uma grande solução: "alguém" muito bem informado, sempre disponível para conversar, em total privacidade sobre cancro. O filme tira partido do ambiente nativo da Ava, ou seja o messenger, e retrata uma conversa, igual a tantas outras que , infelizmente acaba com um silêncio insurdecedor.

Milhares de doentes de Cancro continuam todos os dias a ter de lidar com a falta de respostas - e com a vergonha de fazer perguntas. Ter alguém bem informado, sempre disponível para conversar, orientar e apoiar, com total privacidade, traria com certeza algum conforto emocional a todas a pessoas que se vêm confrontadas com esta doença. Por isso, foi criada a AVA - o primeiro chatbot inteiramente dedicado ao cancro. Recorrendo à Inteligência Artificial, este chatbot consegue identificar as intenções dos utilizadores, e dar-lhes respostas relevantes, sejam conteúdos sobre os temas que os preocupam, sejam sugestões de sites das mais variadas instituições ligadas ao Cancro - sempre de uma forma conversacional. O desafio? Comunicar o lançamento deste chatbot único.

Este filme foi lançado em Março, apenas na SIC Notícias. Nesse mês a AVA realizou mais de 30 mil conversas. Até Junho mais de 130 mil. Números impressionantes, que demonstram a necessidade e a pertinência da AVA e nos deixam sem palavras... www.tenhocancroedepois.pt

José Varela Castelo

Catarina Couto