INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO

Havas Worldwide Portugal

Shortlist

C. CAUSAS SOCIAIS E BEM PÚBLICO. Causas Sociais e Serviço Público

Se no ano passado mostramos a grande diferença de exposição dada pelos principais jornais desportivos, para homens e mulheres, este ano quisemos promover atletas mulheres, contar suas histórias, mostrar suas caras e provar que não faltam boas histórias, dignas de capa. Para isso, tornamos possível que o público transformasse a capa do maior jornal desportivo de Portugal, numa capa só com atletas mulheres, por meio de realidade aumentada. Ao entrar pelo telemóvel no site raparigasnabola.pt, era possível transformar a capa do A Bola em capa de jornais femininos, durante os 5 dias da semana, do Dia Internacional da Mulher. A capa do jornal foi transformada num código visual de realidade aumentada e as notícias foram criadas, todos os dias, junto com duas jornalistas portuguesas.

´Raparigas da Bola` é um grupo que luta para dar voz e visibilidade para mulheres no desporto. Após o sucesso da ideia, realizada no ano passado, "The Day-After-Women's-Day Newspapers" o grupo queria uma nova campanha para o Dia Internacional da Mulher. Sem budget para trabalhar, o desafio era criar uma nova ação que tivesse visibilidade e conseguisse envolver atletas, jornalistas e influencers para fazer parte do movimento deste ano.

Conseguimos provar que não faltam histórias de atletas mulheres dignas de capa. Em 5 dias demos visibilidade a 35 equipas, de 13 modalidades desportivas, num total de 244 atletas mulheres, muitas das quais nunca apareceram antes neste jornal, muito menos na capa dele. Influencers com milhares de seguidores partilharam a iniciativa, conseguindo o alcance de 5 milhões, metade da população de Portugal. Nas semanas seguintes 5 mulheres foram destaque na capa do jornal A Bola, um feito inédito. A ação foi destaque em importantes sites do mundo todo, inclusive no Adweek. O código continua aberto para jornalista manterem o jornal em realidade aumentada. Marcas e ONGs de outros países já entraram em contato e manifestaram interesse em realizar a mesma acção localmente.

José Vieira, Ana Torres

Paulo Pinto