DESIGN

Estúdio João Campos

Bronze

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Concentrado na vida de Joaquim Carneiro da Silva (1732-1818), primeiro mestre gravador na Impressão Régia Portuguesa, incontornável pedagogo e peça-chave na cultura visual do iluminismo em Portugal, o primeiro volume da colecção Idade do Papel é uma ode às artes-gráficas. Uma valsa única entre escolhas tipográficas, pormenores visuais, selecção de papéis e acabamentos de impressão. Em particular, como forma de nos aproximar ainda mais do trabalho deste mestre gravador ímpar, cada capítulo abre com o método (passo-a-passo) por ele desenvolvido para o desenho das letras de imprensa.

A Idade do Papel é uma colecção de livros, divida em dois volumes, dedicada à arte da gravura em Portugal. Para o primeiro volume, concentrado particularmente na vida de Joaquim Carneiro da Silva, primeiro mestre gravador na Impressão Régia Portuguesa, o desafio passava por desenvolver um livro-artefacto que prestasse tributo a tão notável figura e a tão nobre área.

João Campos

Leonor de Almeida