DESIGN

BY - INTERACTIVE BRANDS AGENCY

Shortlist

A. BRANDING. Imagem Corporativa para Pequenas Empresas

Da primeira linha de código até à operação de um produto 100% funcional, o pixel é onde tudo começa. O mais elementar dos elementos. Um infinito de átomos que, no plano macro, se integram, se completam e agem em uníssono, formando uma estrutura modular que se adapta a qualquer meio. CODe é uma entidade que traz no seu código fonte o património da AMS, como um update preparado para fluir no mundo digital e criar impacto no mundo fisico. Se por uma lado reflete o novo funcionamento e posicionamento da tech unit, por outro, reflete a maneira como cada colaborador vê a organização enquanto parte dela.

O grupo Volkswagen Digital Solutions, enquanto detentor de três tech units que desenvolvem e implementam diferentes componentes de produtos digitais, tem vindo a sentir a necessidade de dar a cada uma a sua própria voz. A AMS (Application Management Services) era, até então, a única a viver na sombra da marca mãe, porém aquela cuja transformação foi mais drástica e vincada. De uma ponta a outra, a unidade evoluiu de uma prestadora de serviços de manutenção, para uma entidade que que pensa, cria, desenvolve, implementa e opera soluções à medida de cada projeto. O desafio foi criar uma identidade que abrace e espelhe de forma holística esta metamorfose, que afetou não só o negócio e as operações, mas também a visão e cultura da empresa.

Deste estudo e desenvolvimento resultou uma nova marca com caracter vincado e um tom de voz muito próprio, que permite ao grupo Volkswagen Digital Solutions comunicar os novo posicionamento da empresa de uma forma clara e autónoma. Um identidade que se afirma, desafia parceiros e clientes e que apoia os esforços da empresa na captação de talento. A versatilidade do conceito permite expandir a marca para novos territórios e formatos, como o video e o 3D e realidade virtual.

Carlos Pontes

Rui Simões