DESIGN

LeJoy

Prata

J. AUTOPROMOÇÃO

Uma série de três cartazes, representando cada um deles um dos capítulos do filme e uma fase do desenvolvimento do surf em São Tomé. Pensados e desenhados de o inicio com o processo serigráfico em mente, partindo da adaptação de imagens fotográficas do filme e convertendo-as em ilustrações, estes cartazes pretendiam-se peças de caracter táctil, onde estivesse presente a manualidade da sua produção, elevando-os para o patamar de objectos colecionáveis. A edição de cada um dos três cartazes foi limitada a 24 provas assinadas e numeradas, impressas em serigrafia em papel Keaykolour 300g com a dimensão de 50x70cm.

Produção do cartaz promocional do filme Surf Próprio, documentário sobre a primeira geração de surfistas de São Tomé. O cartaz deveria acima de tudo ilustrar o carácter independente e singular tanto do projecto em si, como da realidade que retrata, tendo sempre presente a importância histórica do cartaz no cinema, como síntese gráfica de um filme e como objecto de colecção.

A série limitada de cartazes despertou um imenso interesse em todos os eventos de apresentação do filme, tendo esgotado todas as cópias disponíveis para venda. No entanto, o resultado mais relevante foi a possibilidade de oferecer aos vários intervenientes, colaboradores e parceiros deste projecto um objecto de valor artístico e sentimental que preserva a memória do filme. Hoje, é uma copia de um destes cartazes que ocupa o lugar de maior destaque na prateleira de memórias do Clube de Surf de Santana, lugar da maior importância no contexto do surf são tomense.

João de Sousa

João de Sousa