PUBLICIDADE

Funnyhow

Bronze

E. MEIOS DIGITAIS. Conteúdos digitais

Foi por isso que criámos o cargo de Selecionador de Adeptos – uma vaga de emprego real que punha nas mãos de um candidato à altura a responsabilidade de selecionar 10 adeptos por jornada para assistir a todos os jogos – com ações de dinamização nas redes incluída. Para isso, criámos uma vaga no linkedin e promovemo-la nas redes de cada um dos 15 clubes, tendo recebido centenas de candidaturas. Mas, para conseguir ser selecionado, tinha de passar por uma dura entrevista com o patrão da defesa, meio campo ou ataque de cada equipa, desde Lucas Veríssimo do Benfica a Abel Camará do Belenenses, passando ainda pelo lendário Ukra, do Rio Ave.

Uma das imagens de marca da pandemia foram as bancadas vazias dos estádios. Mas, em Portugal, esse problema já existe há muito tempo – sobretudo entre os clubes mais pequenos, tendo piorado ainda mais depois da pandemia e lançando alguns clubes, cuja receita depende muito da bilheteira, em crise. Como patrocinadora oficial de 15 clubes de futebol da 1ª e 2ª liga, a Cerveja Sagres queria utilizar os bilhetes que tinha para oferecer em todos os jogos de uma forma criativa, tentando contribuir para que a festa regressasse à bancada.

Das centenas de candidaturas válidas que recebemos, selecionámos 46 candidatos e criámos 15 mini-vídeos,1 para cada clube, com as entrevistas em lugares nobres de cada clube, desde o relvado, à sala de imprensa e aos balneários, criando uma experiência de adepto única para todos os participantes. Após a seleção dos melhores, os resultados não se fizeram tardar, com os nossos selecionadores a mostrarem o que valiam utilizando as suas redes para criar conteúdos orgânicos e exclusivos para a marca todas as jornadas, que eram partilhados nas páginas dos clubes, dando à marca um alcance orgânico e uma taxa de engagement incrível em todas as jornadas, bem como uma experiência única para a massa adepta de cada clube. E como nem todos os bilhetes não se esgotaram nesta época, para o ano há mais...

César Sousa, André Sousa Moreira

Diretor Criativo Executivo