UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados
EXPERIÊNCIAS DE MARCA
A. MARKETING DIRETO. B2C

Título da peça

Um Dia Da Mulher Sem Floreados

Anunciante

UBBO

Agência

Funnyhow

Shortlist

A. MARKETING DIRETO. B2C

Briefing

Considerando o verdadeiro significado do Dia da Mulher e a urgência de uma mudança de atitude, o UBBO criou uma banca de flores grátis – ironicamente cor de rosa – com mensagens “sem floreados”. Flores que podiam ser oferecidas, mas somente a mulheres que nunca foram assediadas. Ou que não ficam ofendidas quando lhes dizem "pronto, estás com o período". Ou que ganham mais do que um homem a fazer o mesmo trabalho. Ou que acham que têm representação política suficiente. Ou que nunca tiveram medo de andar sozinhas na rua. Ou que não se viram obrigadas a abdicar de direitos no dia em que decidiram engravidar. Ou que acham que diferenciar os brinquedos das meninas e dos meninos não cria estereótipos de género. Ou que nunca sentiram que a sua voz é menos ouvida numa sala rodeada de homens...

Descrição

No dia em que se celebra a jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis, oferecer flores num centro comercial ainda é um clássico. Sair à rua no dia 8 de março é mergulhar numa ode à feminilidade adornada de flores, batom e salto alto. É ser bombardeado com campanhas e ações que ainda enaltecem o “papel decorativo” da mulher no mundo. É ver nos hábitos de consumo o quão vazio de significado se tornou este dia, e perceber que por cada menção à data feita de forma automática, há uma conversa urgente que fica por acontecer.

Resultado

Toda a ação foi filmada e, de forma não surpreendente, centenas de flores ficaram por oferecer, mostrando que a luta pela igualdade não é um mar de rosas – nem tão pouco vai lá com floreados. A ação explodiu nas redes e meios digitais e a mensagem propagou-se por revistas e blogs. Em 24h, o vídeo da ação atingiu, no Instagram, mais de 600.000 visualizações; 29.000 gostos; 600 comentários –, aos quais se juntaram centenas de partilhas no Facebook e no Youtube. O vídeo foi partilhado organicamente por muitos, incluindo algumas figuras públicas influentes, tendo até chegado ao Twitter e LinkedIn, redes onde o UBBO não está. A mensagem foi tão impactante que até nas marchas do 8 de março se viram cartazes com a hashtag #ubboinspired.

Link para o Projecto  →

Link para o Projecto  →

Link para o Projecto  →

Diretor Criativo

César Sousa

Diretor Criativo Executivo

César Sousa

Diretor de Arte

André Sousa Moreira

Social Media Manager

Filipa Manita

Designer

Mariana Cordeiro, Fábio Franco

Redator

Catarina Gomes

Motion Graphic Designer

Alexandre Antunes, Ana Paiva

Estratega

Rita Resendes

Diretor de estratégia

Eliná Enrique

Diretor de Contas

Armanda Santana

Executivo de Contas

João Barroso Viegas

Social Media Manager

Filipa Manita

Arte Finalista

André Carreira

Produtor

Igor Van Krieken

Diretor Fotografia

Maurício Franco

Realizador

Maurício Franco

Editor

Maurício Franco

Produtor executivo

Igor Van Krieken, Pedro Bento

Direção de Arte Cinematográfica

Maurício Franco

Data de início de veiculação do trabalho

08/03/2022

Responsável

08/03/2022
UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados
UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados
UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados
UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados
UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados
UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados
UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados
UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados
UBBO - Um Dia Da Mulher Sem Floreados

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile