EXPERIÊNCIAS DE MARCA

Funnyhow

Shortlist

A. MARKETING DIRETO. B2C

Considerando o verdadeiro significado do Dia da Mulher e a urgência de uma mudança de atitude, o UBBO criou uma banca de flores grátis – ironicamente cor de rosa – com mensagens “sem floreados”. Flores que podiam ser oferecidas, mas somente a mulheres que nunca foram assediadas. Ou que não ficam ofendidas quando lhes dizem "pronto, estás com o período". Ou que ganham mais do que um homem a fazer o mesmo trabalho. Ou que acham que têm representação política suficiente. Ou que nunca tiveram medo de andar sozinhas na rua. Ou que não se viram obrigadas a abdicar de direitos no dia em que decidiram engravidar. Ou que acham que diferenciar os brinquedos das meninas e dos meninos não cria estereótipos de género. Ou que nunca sentiram que a sua voz é menos ouvida numa sala rodeada de homens...

No dia em que se celebra a jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis, oferecer flores num centro comercial ainda é um clássico. Sair à rua no dia 8 de março é mergulhar numa ode à feminilidade adornada de flores, batom e salto alto. É ser bombardeado com campanhas e ações que ainda enaltecem o “papel decorativo” da mulher no mundo. É ver nos hábitos de consumo o quão vazio de significado se tornou este dia, e perceber que por cada menção à data feita de forma automática, há uma conversa urgente que fica por acontecer.

Toda a ação foi filmada e, de forma não surpreendente, centenas de flores ficaram por oferecer, mostrando que a luta pela igualdade não é um mar de rosas – nem tão pouco vai lá com floreados. A ação explodiu nas redes e meios digitais e a mensagem propagou-se por revistas e blogs. Em 24h, o vídeo da ação atingiu, no Instagram, mais de 600.000 visualizações; 29.000 gostos; 600 comentários –, aos quais se juntaram centenas de partilhas no Facebook e no Youtube. O vídeo foi partilhado organicamente por muitos, incluindo algumas figuras públicas influentes, tendo até chegado ao Twitter e LinkedIn, redes onde o UBBO não está. A mensagem foi tão impactante que até nas marchas do 8 de março se viram cartazes com a hashtag #ubboinspired.

César Sousa

Diretor Criativo Executivo