CRAFT EM PUBLICIDADE

Stream and Tough Guy

Shortlist

A. FILME. Edição

Lançámos uma campanha que transmite, de uma forma surpreendente, que andar em pavimentos de cortiça é “Walk on Amazing.”. Com base neste conceito, recriámos uma área da superfície de Marte, na Terra, e convidámos Scott Kelly, ex-astronauta da NASA com o recorde de permanência no Espaço mas que nunca pisou uma superfície extraterrestre, a ser o 1º a pisá-la. Recorrendo a imagens de satélite da órbita de Marte e imagens captadas por rovers, imprimiu-se em cortiça uma área de 600m2 de Marte. À data, a ACF contava com 17.000 designs de pavimento no portfólio; agora passava a contar com 17.001: Marte. Design que agora também pode ser adquirido no site da marca. O filme foi veiculado em 17 países.

Com o objetivo de comunicar que caminhar sobre cortiça é andar sobre um material com alta performance, isolamento térmico e acústico, purificador do ar, impermeável, que absorve o choque e para aproximar este material às tendências de design (há 17.000 designs diferentes de pavimentos de cortiça), a Amorim Cork Flooring quis lançar uma campanha mundial para posicionar a cortiça no top-of-mind do consumidor final e dos profissionais. Mas, convenhamos, falar em pavimentos de cortiça pode ser das coisas menos interessantes que existe. Como contrariamos este facto e chamamos a atenção para um produto com características tão únicas?

Os objetivos da campanha foram superados com apenas 60% do budget de media. O objetivo de cobertura (unique users) foi ultrapassado em 170%. As views estimadas foram ultrapassadas em 130%. A completion rate foi de 56,3%, ou seja, mais de metade das pessoas viu o anúncio até ao fim. Esta excelente performance fez com que se parasse o investimento em awareness e se canalizasse o excedente para a geração de leads, resultando em +792% de visitas ao site da marca e +446% de leads face ao ano anterior. Foram ainda geradas 195 notícias sobre a campanha num valor de earned media estimado em 4,8M€. Para o aumento da perceção de qualidade do produto, este foi um grande passo para a cortiça.

Miguel Durão

Maria Goucha, Hélder Romão

Miguel Durão

Estratega