DESIGN
C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Lisbon Sports Club

NOSSA - Agência de comunicação, Lda.

Shortlist

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Criar uma obra capaz de demonstrar a riqueza histórica de um pequeno clube e celebrar com a dignidade merecida os seus 160 anos de história. Um livro propositadamente negro, simbolizando o conhecimento que esteve na escuridão durante várias décadas e que agora finalmente via a luz. Um craft pensado e executado manualmente com todo o cuidado que os documentos centenários precisam. Uma peça museológica com as folhas pintadas a prata, reforçam o brilho de uma historia cheia de vitórias mas também de muitas dificuldades ultrapassadas.

O Lisbon Sports Club é um dos clubes desportivos mais antigos de Portugal. Foi fundado pela comunidade britânica que vivia em Lisboa e durante muitos anos julgou-se que tinha sido criado em 1922. No entanto, existiam rumores e informação fragmentada que o davam como já existindo no fim do século XIX. Durante 7 anos o autor investigou na Torre do Tombo, na Biblioteca Nacional, na Hemeroteca Digital, em leiloeiras nacionais e inglesas e descobriu um passado extraordinário de um clube que afinal havia sido fundado muitos anos antes. Mais precisamente em 1861.

Os resultados foram incríveis. A informação recolhida pelo livro permitiu restituir ao clube 61 anos da sua História e receber o reconhecimento do Comité Olímpico de Portugal pelo seu papel fundamental no desenvolvimento do desporto em Portugal. Uma comenda do COP recebida pelas mãos do seu Presidente, uma homenagem das federações portuguesas de golfe e de ténis (instituições que o clube ajudou a fundar) mas principalmente contribuiu para reescrever a história do desporto em Portugal.

Anne Chauvin

Nuno Cardoso