DESIGN

Abysmo / Arranha Céus + C.M. de Setúbal + C.M de Matosinhos

Silvadesigners

C. DESIGN EDITORIAL. Livro

Através das 240 páginas deste livro dedicado à sua obra, João Carlos glosa as peripécias da história da Medicina em propaganda de laboratórios farmacêuticos e se devota à dramática biografia de santos e messias em livros e fascículos colecionáveis. Espiritual e humanista, fascinado pela gravura do japonês Hokusai, os Primitivos de Quatrocentos, as artes bizantina e oriental, e pelos XX Dessins do pintor Amadeo de Sousa Cardoso, João Carlos constrói, no seu horror ao vazio, uma emocionante epopeia gráfica, à margem do modernismo oficial e estilizado da «Política do Espírito» do Estado Novo. Faleceu em Lisboa em 1960. Edição Abysmo / Arranha Céus Um projeto de design brutalista e arrojado mas que serve a curadoria/investigação.

João Carlos é apenas metade de uma personagem complexa, mestre de muitas artes e ofícios. Assinando com os apelidos Celestino Gomes, é poeta, prosador e ensaísta, e também divulgador científico, na rádio, televisão e jornais, associado à sua profissão de médico higienista. Assinando João Carlos, pinta, ilustra e entalha a madeira. Eternamente enamorado por Ílhavo, onde nasce em 1899, conta e pinta a gesta heroica da comunidade piscatória e grafa a sua pitoresca linguagem. O traço sinuoso e preciso, a ausência de perspetiva e a ornamentação onírica e orientalizante que encontramos na sua produção gráfica são todo um programa de arte e vida do artista prolífico que espalha tinta-da-china em folclóricos quadros para revistas e jornais.

Arte Finalista

Produtor