DESIGN
F. TIPOGRAFIA. Tipografia Experimental

Cidade - Barreiro. 500 Anos, e agora?

Câmara Municipal do Barreiro

Prata

F. TIPOGRAFIA. Tipografia Experimental

Conceito: O futuro de uma cidade é tão promissor quanto a sua capacidade de reforçar as diferenças da malha que a compõem. A cidade é feita de muitos. O livro foi concebido como um objeto azul, uma cápsula temporal com a cor não oficial da cidade, aquela que é reconhecia pelos Barreirenses. O exterior azul cria unidade e identidade, protege a sua verdade interior - uma cidade múltipla e colorida. O tipo de letra “Cidade” foi desenhado com o conceito de ligação e sinergia, ele é o pilar identitário do livro, dele nasce toda a linguagem visual, na capa, títulos, numeração de página, ilustrações, ornamentos e monogramas. Foi ainda utilizado na exposição do livro. Este tipo de letra é a identidade visual da marca deste objeto azul e da sua comunicação.

Barreiro. 500 Anos, e agora? No dia 16 de janeiro de 2021 assinalaram-se os 500 anos do Barreiro enquanto concelho. Para celebrar esta data a Câmara Municipal do Barreiro editou um livro que celebra e projeta no futuro, a ideia dos 500 anos do concelho, da cidade, e da comunidade. Para isso questionou a comunidade artística e literária sobre: Decorridos cinco séculos onde nos situamos? Para onde caminhamos? Que imagens marcam o Barreiro de hoje? Como vês o futuro amanhã? As respostas são o conteúdo deste livro, divididas em duas secções: Imagem (artistas plásticos, fotógrafos, ilustradores, designers), e Palavras (escritores, responsáveis culturais).

O livro foi lançado no dia da cidade do Barreiro, a 28 de junho, pelo Presidente, Vereadora da Cultura e a Chefe da Divisão Cultural da Câmara Municipal do Barreiro. Tornou-se num dos livros editados pelo Munícipio, com maior procura, dentro e fora da cidade. É um marco identitário desta data história. Em setembro foi feita uma exposição com todos os trabalhos do livro, no auditório Municipal Augusto Cabrita. Em Outubro o livro foi premiado e reconhecido pelos Prémios Papies (concurso nacional de artes gráficas), como trabalho gráfico do ano.

28/06/2021

28/06/2021