DESIGN

Deadinbeirute™

Shortlist

A. BRANDING. Rebranding

O processo de rebranding está relacionado com a S+A 25, uma tipografia original que se inspira subtilmente na caligrafia de Miguel Saraiva (fundador e CEO da S+A), de forma comedida, mas incisiva, ligando-o intimamente à expressão escrita e visual da empresa, em todos os contextos. Um logótipo e um sistema de marca que comportam dentro de si uma linguagem que responde à dimensão pessoal do seu principal ator e à dimensão corporativa da sua empresa e resultados (obra).

Reposicionamento do atelier de arquitetura Saraiva + Associados (S+A) através de um rebranding da sua marca (e identidade), com o objetivo de aprofundar a vertente autoral e formal da sua prática, história, obra e existência. A Saraiva + Associados foi criada em 1996 e conta atualmente com cerca de 100 colaboradores e escritórios em sete países. A sua operação está centralizada em Lisboa. A Saraiva + Associados é o 87º maior atelier do mundo e o 10º no setor ambiental, segundo o ranking WA100 (World Largest Architecture Practices). Arquitetura e planeamento urbano, design de interiores, sustentabilidade e engenharia ambiental, design global e serviços de investimento, fazem parte dos serviços da S+A.

O setor da arquitetura em Portugal é essencialmente composto por pequenos estúdios de arquitetura. A Saraiva + Associados é uma multinacional portuguesa, a maior em estrutura, em obra e em resultados financeiros. Partindo destes pressupostos, é definitivamente a maior empresa de arquitetura portuguesa (provavelmente de toda a história da arquitetura de Portugal). Esta ideia gera normalmente uma interpretação distorcida da sua prática, que é entendida como menos autoral e relevante. O reposicionamento da marca visa dar essa relevância à empresa, contribuindo para a elevação do verdadeiro ethos da sua prática, que cumpre em dimensões extraordinárias todos os desígnios inerentes aos maiores estúdios (empresas) de arquitetura globais.

Estratega

Diretor de estratégia