Cadáver Esquisito – Cerveja Literária
DESIGN
A. BRANDING. Logótipo

Título da peça

Cadáver Esquisito – Cerveja Literária

Anunciante

Arranha-Céus

Agência

Deadinbeirute™

Prata

A. BRANDING. Logótipo

Briefing

Esta é uma cerveja literária. Um projeto único de criação coletiva – baseada na aleatoriedade da prática literária surrealista cadáver esquisito (do francês cadavre exquis), causa-efeito da pandemia e dos seus sucessivos isolamentos – dos escritores João Paulo Cotrim, Luís Afonso, Luís Carmelo, Paulo José Miranda, Valério Romão e Afonso Cruz, do ilustrador Nuno Saraiva e do cervejeiro João Brazão. O ilustrado triplo rótulo de cada uma das seis cervejas contém um conto e é complementado por um livro que reúne todo o universo ilustrado e escrito do projeto, um sistema de tipografia aleatório que gera diferentes logótipos e expressões tipográficas para o produto, e a produção de um documentário (em processo), significando, por isso, uma viagem aos meandros da criação coletiva.

Descrição

“Esta cerveja não é uma qualquer. Aos ingredientes do costume, cozinhados pelo talento do cervejeiro João Brazão a partir de receitas tradicionais, acrescentámos letras, desenhos e o desejo. A bruta sede, portanto, de juntar vontades suscitando os mais variados encontros: leitura e prazer, delírio e engenho, íntimo e coletivo, pensamento e festa. Celebramos a vida em momento difícil criando nos vários sentidos: uma cerveja, seis contos, seis ilustrações, um livro, uma tipografia, um filme, uma pele entretecida pela criatividade. Um diálogo à mesa da Arranha-Céus. Através do humor, da poesia e da imaginação, a boa prática do cadáver esquisito abre as torrentes da liberdade e do amor.” Por João Paulo Cotrim (1965 – 2021)

Resultado

Os índices de consumo de cerveja de Portugal em comparação com os hábitos de leitura são surpreendentes. A baixa taxa de vendas de livros durante a pandemia diminuiu cerca de 63%, por isso este produto foi feito especialmente para estar disponível apenas em livrarias, com bar e/ou venda de cervejas artesanais. Tem o propósito de aproximar estes dois universos. O projeto ficou pronto para ver a luz do dia no final de 2021, e foi apresentado no Folio (um dos festivais literários mais reconhecidos em Portugal) como a “primeira” cerveja literária, passando a ser uma referência de irreverência e originalidade para este setor.

Diretor Criativo

Marko Rosalline

Diretor Criativo Executivo

Marko Rosalline

Diretor de Arte

Marko Rosalline

Designer

Alexandre Tiago

Redator

João Paulo Cotrim

Estratega

Marko Rosalline

Diretor de estratégia

Marko Rosalline

Diretor de Contas

Marko Rosalline

Executivo de Contas

Marko Rosalline

Arte Finalista

Alexandre Tiago

Ilustrador

Nuno Saraiva

Data de início de veiculação do trabalho

11/11/2021

Responsável

11/11/2021
Cadáver Esquisito – Cerveja Literária
Cadáver Esquisito – Cerveja Literária

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Cadáver Esquisito – Cerveja Literária
Cadáver Esquisito – Cerveja Literária
Cadáver Esquisito – Cerveja Literária
Cadáver Esquisito – Cerveja Literária
Cadáver Esquisito – Cerveja Literária
Cadáver Esquisito – Cerveja Literária
Cadáver Esquisito – Cerveja Literária
Cadáver Esquisito – Cerveja Literária

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile