DESIGN

1/4 studio

Prata

C. DESIGN EDITORIAL. Capa de Livro ou Revista

A capa do "1,5 Kg de Ocupa! " foi desenhada estabelecendo a relação entre o livro comemorativo e a robustez gráfica e material dos talhos. O título (1.5Kg) foi "caligrafado" diretamente sobre cada capa, no mesmo estilo caligráfico usado nos talhos pelos cartazistas (ou, muitas vezes, pelos próprios talhantes). Ao vermelho do desenho do título é sobreposta a lista de todas as exposições e respetivos artistas, impressa em serigrafia (preto). Na contra-capa, também impressa em serigrafia, consta a informação sobre o conteúdo do livro (colophon) que graficamente se apresenta numa estrutura inspirada nos rótulos nutricionais das embalagens de carne. A encadernação em sandwich com papel CLK (salpicado com tinta vermelha) e cartão prensado, conferiram uma rigidez (e peso) e à publicação.

Esta publicação surge no âmbito da comemoração do primeiro ano e meio de atividade artística da Galeria Ocupa!. A galeria, que se situa na Rua do Bonfim (Porto) ocupa o espaço de um antigo talho mantendo as características a ele inerentes, desafiando aos que nela expõem a dialogar a obra com as idiossincrasias deste novo lugar - galeria. A história de um lugar talho que se transformou em galeria, as exposições que nela foram realizadas durante um ano e meio e a reflexão do que foi, do que é e ainda poderá vir a ser, está descrita ao longo das páginas desta publicação de edição limitada que é o 1,5 Kg de Ocupa!

14/11/2021

14/11/2021