DESIGN

BRAVA

Shortlist

D. PACKAGING. Rótulo

Perpetuando o conceito da família a que pertence, V de Virgo é também uma página em branco, à espera de ser explorada. Quase oculto à primeira vista, o V bordado ganha expressão entre o branco, graças à textura do papel e à mestria dos acabamentos. O bordado em ponto cruz, como símbolo de tradição e excelência, eleva a identidade própria deste membro da família e a expressão criativa tão característica da marca.

Na Torre do Frade, a colheita de 2017 revelou um Virgo de perfil extraordinário e com uma estrutura mais complexa do que o habitual. Diogo Albino, responsável de Marketing da Herdade, lançou o desafio de “criar um rótulo que comunique um vinho à frente do próprio ‘pai’”. Assim nasce V de Virgo, “um parente evoluído, com uma imagem elegante e impactante, que comunica um vinho sólido, de uma geração mais vivida e que sabe o que quer.”

A entrada do V de Virgo no mercado aumentou consideravelmente a percepção de valor da marca Virgo e levou ao reposicionamento e re-styling de toda a gama. Os resultados demonstraram que a marca estava a perder valor no mercado e que o posicionamento até então não tinha sido o mais correcto. O V de Virgo foi lançado a um PVP 25% mais caro do que o Virgo tinto e vendeu o triplo, aumentando a facturação numa categoria que não existia.

Sandra Costa

Sandra Costa