Stand Up num Funeral
Publicidade
Influenciadores

Anunciante

Betclic

Empresa

Funnyhow

Shortlist

Influenciadores

Briefing

A campanha Aposto Que Não És Capaz, da Betclic, nasceu para recuperar a leveza e irreverência no mundo das apostas — aproximando a marca de um público que já não se revia nas campanhas convencionais do setor. O objetivo era lançar desafios insólitos aos portugueses e convidá-los a entrar no jogo, literalmente. Mas para o fazer, a campanha precisava de aliados com credibilidade, alcance… e humor. Depois da concorrência ter ido buscar um peso pesado como a Cristina Ferreira (cujos "sapatos caríssimos" não tinham escapado ao crivo humor da Betclic numa campanha com timing perfeito do Pepe Rapazote), este ano pedia uma cara capaz de atravessar gerações e chegar a um público alvo muito diverso. Mas a estratégia da Betclic nunca é de convidar pessoas por convidar – queríamos fazer uma criatividade à medida do influenciador escolhido, que não ficasse apenas no digital mas pudesse atravessar vários meios, e torná-lo numa personagem central – e realista – da narrativa. Entre todos os nomes possíveis, havia um que representava tudo aquilo que a campanha pedia: ousadia, inteligência, humor, e um lugar especial no coração dos portugueses. Alguém que era fortíssimo em televisão no público dos 35-60, mas que teve recentemente um comeback incrível nas redes, conseguindo chegar a um público mais jovem em simultâneo: Herman José. Um influenciador com estatuto de ícone nacional — e alguém capaz de dar à campanha uma dimensão cultural. Mas, por ser a pessoa estratosferica que é, também não queríamos fazer uma criatividade "normal".

Descrição

Para aumentar a pegada digital da campanha Aposto que não és capaz e o lançamento do filme de marca com o Herman José em TV, decidimos que não queríamos apenas fazer uma declinação direta para o digital e apostámos que conseguíamos criar um anúncio "skippable", em modo "sequela" do anúncio principal, que toda a gente veria até ao fim. Por isso, decidimos provar que "content is king" e, ignorando todas as boas práticas de fazer com que o anúncio dure pouco tempo, tenha toda a informação relevante nos primeiros cinco segundos e bla bla bla, decidimos simplesmente convidar o Herman para fazer aquilo que faz melhor (e o que mais gosta de fazer): cantar e fazer rir. Por isso, gravámos um loop do Herman José a cantar "ao vivo" em cima de um caixão, durante uns extenuantes 4 minutos e 49 segundos. E a verdade é que a grande maioria das pessoas não só o viu até ao fim, como começou a procurar porque queria ver mais vezes. Sem oferta de códigos, sem promoções, sem nada. A música "amanhã faço dieta" tornou-se num "hit" dos pre-rolls, e os comentários positivos começaram a chover, mostrando que, afinal, a esperança em bons conteúdos de influenciadores mantém-se viva e de boa saúde – e não é preciso fazer anúncios nem content que deixe os consumidores com cara de enterro.

Resultado

Afinal, brincar com coisas sérias não foi a morte do artista. Muito pelo contrário, o filme com o Herman José (1 de 8 filmes de campanha) foi responsável por um dos picos de engagement mais altos da campanha: – O anúncio no Youtube superou todas as expectativas, com mais de 1 M de views e 12 mil almas penadas que decidiram carregar no botão do like; – Taxas de retenção e partilha acima da média, com centenas de comentários que celebravam o regresso de Herman em grande forma; – Múltiplas republicações orgânicas em páginas de humor, cultura pop e desporto. Mais do que isso, uma parceria com um o influenciador certo que estabeleceu definitivamente a marca como entertainer e criadora de conteúdo divertido e arrojado, em mais um formato altamente adaptado ao meio de uma campanha extremamente versátil — elevando a sua perceção cultural e gerando verdadeira ligação emocional com o público. Aqui, o Herman José não foi apenas o “rosto” de uma marca. Foi um co-autor da piada. Um cúmplice do conceito. E uma prova de que, quando bem escolhido, um influenciador pode tornar-se um meio em si mesmo — com impacto, alcance e autenticidade.

Link para o Projecto  →

Data de início de veiculação do trabalho

January 2025

Responsável

January 2025
Stand Up num Funeral
CCP25_PU108M_2
CCP25_PU108M_3
CCP25_PU108M_4
CCP25_PU108M_5
CCP25_PU108M_6
CCP25_PU108M_7
CCP25_PU108M_8
CCP25_PU108M_9
Stand Up num Funeral

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Stand Up num Funeral
Stand Up num Funeral
Stand Up num Funeral
Stand Up num Funeral
Stand Up num Funeral
Stand Up num Funeral
Stand Up num Funeral
Stand Up num Funeral

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile