A McDonald’s é a marca número um na cabeça dos portugueses. Mas, no Natal, cai para o quinto lugar. Porquê? Porque as grandes marcas de telecomunicações e retalho investem fortunas nesta época e dominam completamente os anúncios.
Além disso, nesta altura do ano, a fast food perde algum apelo: as pessoas preferem, e bem, a gastronomia típica do Natal.
Por isso, o nosso desafio foi este: mostrar a toda a gente que a McDonald’s também pode ter um lugar à mesa de Natal, sem competir com as tradições e acrescentando algo de inesperado a esta época.
A nossa campanha partiu do insight: os seguidores da McDonald's são tão fiéis que não se limitam a seguir-nos nas redes. Pedem coisas, em todos os posts. Desde o regresso de um hambúrguer ao brinquedo do Happy Meal que lhes faltou.
Por isso, criámos uma campanha 360º, aproveitando o melhor de cada canal para realizar os desejos de Natal dos Mclovers.
Começámos por deixar pistas no Instagram, sugerindo a ideia de que andávamos atentos ao que os nossos seguidores nos escreviam nas redes. Mas não ficámos por aqui: lemos todos os pedidos reais dos nossos seguidores e realizámos os mais memoráveis.
Depois, escolhemos um rosto familiar e divertido para dar vida ao Pai Natal do Mac: o Wandson Lisboa. Ele não só interagiu diretamente com os fãs no Instagram, como também foi o host dos nossos anúncios de TV:"Quero aparecer num anúncio" e "Quero a receita do molho do McRoyal Bacon", cujos protagonistas foram os próprios fãs que fizeram esses pedidos nas redes sociais.
No entanto, não bastava contar com a notoriedade da marca e com a sua base de fãs para garantir resultados comerciais. Implementámos uma mecânica estratégica para impulsionar as vendas, incentivando os clientes a descarregar a app McDonald's. Esta estratégia foi reforçada com publicidade outdoor (OOH) e materiais no ponto de venda (POP), criando uma experiência integrada entre o digital e o físico.
Um dos maiores impulsionadores de engagement foi um jogo interativo: um calendário do advento digital, onde todos os dias havia uma oferta surpresa disponível na app. Esta mecânica ajudou a manter o entusiasmo ao longo da campanha, aumentar a interação e impulsionar as vendas durante toda a época festiva.
Além disso, os clientes mais fiéis foram premiados com ofertas exclusivas e surpresas personalizadas, enviadas através de notificações na App e comunicações de CRM. Entre os brindes especiais, criámos sweaters de Natal de edição limitada, inspiradas nos nossos produtos mais icónicos.
O resultado foi uma campanha que misturou nostalgia, humor e verdadeira interação – celebrando não só o espírito natalício, mas também um ano inteiro de ligação com os fãs da marca.
A campanha superou todos os objetivos de negócio e de marca, alcançando recordes de engagement e crescimento de vendas.
Principais resultados:
• Número de clientes digitais em dezembro: 6,89 milhões (+6% vs objetivo).
• Penetração digital: 27,6% (+7,66pp vs objetivo, +11,77pp vs ano anterior).
• Crescimento da receita: +7,4% (nov/dez 2024 vs. ano anterior) + Aumento de Guest Counts: +7% no mesmo período - estes valores superaram o crescimento anual, que foi de +6,5% em receita e +3,5% em Guest Counts.
• Novos downloads da app MyM: 102 mil (+104% vs objetivo, +79% vs ano anterior).
• Utilizadores ativos mensais da MyM: 627,6 mil (+36% vs ano anterior).
• MyM MAC: 641,4 mil (+78% vs ano anterior).
Top of Mind & Brand Recall
Na semana do Natal, tornámo-nos a 3ª marca mais recordada no país (subindo do 5º lugar no ano anterior).
Entre as 10 marcas mais recordadas, o McDonald's foi o único QSR, a competir diretamente com gigantes das telecomunicações e retalho, que investem massivamente em publicidade nesta altura do ano.
As métricas de engagement reforçaram ainda mais o impacto da campanha:
• Resultados de pesquisa orgânica: 77%, mais do que o dobro da pesquisa paga (37%).
• Comentários cresceram 30% e partilhas dispararam 176,32%, impulsionando o momentum orgânico.
Data de início de veiculação do trabalho
November 2024