Lovin’ It Back
Publicidade
Campanha Filme

Anunciante

McDonald's

Empresa

BBDO/TWA

Shortlist

Campanha Filme

Briefing

A McDonald’s é a marca número um na cabeça dos portugueses. Mas, no Natal, cai para o quinto lugar. Porquê? Porque as grandes marcas de telecomunicações e retalho investem fortunas nesta época e dominam completamente os anúncios. Além disso, nesta altura do ano, a fast food perde algum apelo: as pessoas preferem a gastronomia típica do Natal. Por isso, o nosso desafio foi este: mostrar a toda a gente que a McDonald’s também pode ter um lugar à mesa de Natal, sem competir com as tradições e acrescentando algo de inesperado a esta época.

Descrição

A nossa campanha partiu do insight: os seguidores da McDonald's são tão fiéis que não se limitam a seguir a marca nas redes. Pedem coisas, em todos os posts. Desde o regresso de um hambúrguer ao brinquedo do Happy Meal que lhes faltou. Por isso, criámos uma campanha para realizar os desejos dos Mclovers. Arranjámos um Pai Natal conhecido de todos, o Wandson Lisboa, e criámos dois filmes, “Quero aparecer num anúncio” e “Quero a receita do molho do McRoyal Bacon”, cujos protagonistas foram os próprios fãs que fizeram esses pedidos.

Resultado

A campanha superou todos os objetivos de negócio e de marca, alcançando recordes de engagement e crescimento de vendas. Principais resultados: • Número de clientes digitais em dezembro: 6,89 milhões (+6% vs objetivo). • Penetração digital: 27,6% (+7,66pp vs objetivo, +11,77pp vs ano anterior). • Crescimento da receita: +7,4% (nov/dez 2024 vs. ano anterior) + Aumento de Guest Counts: +7% no mesmo período - estes valores superaram o crescimento anual, que foi de +6,5% em receita e +3,5% em Guest Counts. • Novos downloads da app MyM: 102 mil (+104% vs objetivo, +79% vs ano anterior). • Utilizadores ativos mensais da MyM: 627,6 mil (+36% vs ano anterior). • MyM MAC: 641,4 mil (+78% vs ano anterior). Top of Mind & Brand Recall Na semana do Natal, tornámo-nos a 3ª marca mais recordada no país (subindo do 5º lugar no ano anterior). Entre as 10 marcas mais recordadas, o McDonald's foi o único QSR, a competir diretamente com gigantes das telecomunicações e retalho, que investem massivamente em publicidade nesta altura do ano. As métricas de engagement reforçaram ainda mais o impacto da campanha: • Resultados de pesquisa orgânica: 77%, mais do que o dobro da pesquisa paga (37%). • Comentários cresceram 30% e partilhas dispararam 176,32%, impulsionando o momentum orgânico.

Data de início de veiculação do trabalho

November 2024

Responsável

November 2024
Lovin’ It Back
CCP25_PU083M_0
CCP25_PU083M_1
CCP25_PU083M_2
Lovin’ It Back

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Lovin’ It Back
Lovin’ It Back
Lovin’ It Back
Lovin’ It Back
Lovin’ It Back
Lovin’ It Back
Lovin’ It Back
Lovin’ It Back

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile