Aposto que não és capaz: Stand Up num Funeral
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Briefing

A campanha Aposto Que Não És Capaz, da Betclic, nasceu para recuperar a leveza e irreverência no mundo das apostas — aproximando a marca de um público que já não se revia nas campanhas convencionais do setor. O objetivo era lançar desafios insólitos aos portugueses e convidá-los a entrar no jogo, literalmente. Mas para o fazer, a campanha precisava de aliados com credibilidade, alcance… e humor.

Descrição

No contexto da sociedade portuguesa, a morte ainda é um tabu. Mas a verdade é que o mundo está a pôr-nos aos poucos cada vez mais a pensar nisso, e as tendências globais do sector também diziam que, quer queiramos quer não, andamos todos um pouco a pensar no nosso fim. Ainda assim, haveria lugar para uma marca de apostas, como a Betclic, para pisar o risco e "brincar" com um assunto tão sério? Por isso, a Betclic apostou consigo mesma que era capaz de pôr os portugueses mortos de riso. No auge da campanha Aposto Que Não És Capaz, lançámos um desafio que levou o conceito a um novo patamar de desconforto e absurdo: apostámos com o Herman José que era capaz de fazer stand-up... num funeral. O filme abre num funeral, com entes queridos, e um caixão. O Herman entra em cena de microfone na mão e no seu registo habitual. Lança uma piada aparentemente inofensiva: “Vocês sabem para onde vão os dentistas quando morrem? Para o céu da boca.” Silêncio constrangedor. E o Herman a tentar manter o ritmo do espetáculo. Este filme é mais do que um sketch. É uma aposta levada à letra. A utilização do Herman foi estratégica: não como embaixador de marca, mas como protagonista de um desafio que espelha o espírito da campanha — fazer algo tão inesperado que se torna impossível de esquecer. Nem os famosos personagens ganeses do meme do funeral escaparam ao momento constrangedor, num estilo de humor ácido, seco e desconfortável que vemos em séries como "Little Britain", mas que raramente encontram espaço e palco na televisão nacional. A realização e a montagem foram pensadas para amplificar esse embaraço, mantendo um registo quase documental, captando todo o despropósito da situação. Um filme que não depende do protagonista, mas prova que, quando uma figura pública é usada a fazer aquilo que sabe fazer melhor, o seu impacto vai muito além da presença. Afinal, o Herman não foi apenas o rosto da campanha e contratado para dizer a assinatura da marca — foi a própria punchline.

Resultado

O filme com Herman José foi responsável por um dos picos de engagement mais altos da campanha: – Mais de 500.000 visualizações em menos de 72h; – Taxas de retenção e partilha acima da média, com centenas de comentários que celebravam o regresso de Herman em grande forma; – Múltiplas republicações orgânicas em páginas de humor, cultura pop e desporto. Mas mais do que os números, o que este momento provou foi que o uso inteligente de um influenciador pode transformar uma campanha — elevando a sua perceção cultural e gerando verdadeira ligação emocional com o público. O Herman não foi apenas o “rosto” de uma marca. Foi um co-autor da piada. Um cúmplice do conceito. E uma prova de que, quando bem escolhido, um influenciador pode tornar-se um meio em si mesmo — com impacto, alcance e autenticidade.

Data de início de veiculação do trabalho

January 2025

Responsável

January 2025
Aposto que não és capaz: Stand Up num Funeral
CCP25_PU069M_1
Aposto que não és capaz: Stand Up num Funeral

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