A Jardineira
Publicidade
Filme Conteúdo de Marca

Anunciante

Betclic x Motel X

Empresa

Funnyhow

Bronze

Filme Conteúdo de Marca

Briefing

A época de Halloween tem uma coisa em comum com a época desportiva – coincide com uma altura de grandes jogos. Por isso, todos os anos, no Halloween, a Betclic regressa do além com as Monster Odds — apostas com odds tão grandes que até metem medo. Desde 2022 que a marca criou a sua própria tradição e lança uma campanha em TV um pouco fora do tom habitual da marca, deixando-se contagiar pelo espírito da época. Umas mais clássicas. Outras mais sangrentas. Ora homenageando grandes clássicos como o The Shining. ou convidando os Holocausto Canibal para uma interpretação gore da febre das apostas. Em 2024, quisemos marcar o compromisso e levar esta tradição mais longe. A Betclic, como produtora de conteúdos vídeo, sabia o quão difícil é para um jovem realizador em Portugal conseguir apoios para fazer os seus próprios filmes. Por isso, este ano, decidimos usar o valor da produção destinado à nossa campanha para apoiar a criatividade de um jovem talento do terror. E encontrámos o parceiro ideal para isso – o MotelX.

Descrição

Para lançar as Monster Odds de 2024, a Betclic decidiu usar o dinheiro destinado para a produção da já clássica campanha das Monster Odds para apoiar a produção do terror em Portugal. Por isso, em parceria com o MotelX – o maior festival de terror em Portugal – nasceu o Monster Shorts: um desafio que convidou argumentistas e fãs do género a realizarem os seus piores pesadelos e enviarem-nos as suas propostas. A ideia? A Betclic patrocinava a 100% a produção da curta, em parceria com uma das maiores produtoras profissionais ao nível nacional. Em troca? O trailer da curta transformava-se na nossa campanha de Monster Odds. Era uma win win situation. Mas, entre 165 participações e potenciais grandes curtas, escolher apenas uma foi um autêntico pesadelo. Mas o júri composto pelo MotelX, pelo realizador e pelo cliente acabou por chegar ao vencedor: a Jardineira. Uma curta-metragem 100% portuguesa, 100% original que contava com a atriz Sónia Balacó e o humorista Carlos Afonso (Bondage / A Casa d'Este Senhor) nos papeis principais e que se apresentava como um thriller psicológico com sangue, flores e muito silêncio, para estrear na noite mais aterradora do ano: Halloween. Certo é que, 6 meses depois, a Netflix acaba de lançar uma série chamada "O Jardineiro", que tem precisamente a mesma história. Coincidência? Como dizia Miguel Unamuno: "No creo en brujas, pero que las hay, las hay"...

Resultado

O impacto foi tão assustador quanto eficaz. Mais do que medir o número de participações – tirámos 165 guiões da gaveta – criámos um concurso único e muito bem-vindo em Portugal, ao apoiar aquilo que é mais difícil para qualquer jovem realizador: conseguir fundos e equipa profissional para dar vida às ideias, sobretudo quando falamos de um género tão exigente quanto o terror. Para além disso, posicionámos a Betclic uma vez mais como uma plataforma de entretenimento que tem a coragem de apostar na produção nacional, mesmo em géneros "menos populares", aproximando-nos de uma forma altamente emocional e imersiva de audiência que está longe do universo tradicional dos fãs do desporto. Para além disso, ao usarmos o trailer de "A Jardineira" como filme oficial da campanha, colaborámos ativamente na sua promoção, tendo obtido +1M de visualizações nas redes sociais da Betclic, com uma taxa de engagement superior à média de campanhas anteriores no mesmo período. Para além disso, conseguimos que a curta fosse mostrada em mais salas de cinema e começasse a fazer parte dos cartazes culturais, ganhando cobertura editorial em meios de cinema, cultura e publicidade,reforçando a presença da marca e a sua parceria num dos maiores festivais de género da Europa: o MotelX. Mais do que resultados quantitativos, Monster Shorts criou um legado: deu palco ao terror nacional, empoderou criadores emergentes e provou que uma marca pode ir muito além do seu produto — se tiver coragem para apostar. Em vez de fazer um filme, quisemos fazer filmes. Em vez de uma campanha, semeámos uma nova geração de terror.

Data de início de veiculação do trabalho

October 2024

Responsável

October 2024
A Jardineira
CCP25_PU040B_2
CCP25_PU040B_3
A Jardineira

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

A Jardineira
A Jardineira
A Jardineira
A Jardineira
A Jardineira
A Jardineira
A Jardineira
A Jardineira

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile