Nas ultimas duas décadas, a IKEA tem-se afirmado como uma marca de confiança dos portugueses. No seu ADN está a defesa do design democrático para melhorar o dia a dia da maioria das pessoas. 
Em 2024, fez-se um estudo qualitativo com o objetivo de avaliar a saúde atual da marca junto dos portugueses. Constatou-se que havia um deficit em 2 KPIs muito relevantes para cumprir o objetivo de ser a referência em Portugal para o “Low price with a meaning” no mercado da decoração. A percepção de qualidade e de sustentabilidade IKEA eram pontos a melhorar, revelava o estudo, sendo a percepção de qualidade um dos grandes motivadores de compra dos portugueses (84%), logo a seguir ao preço (87%)*.
2025 foi o ano para lançar uma campanha de reposicionamento para responder a este desafio: posicionar a IKEA como a melhor marca “value for money” e lançar uma nova assinatura que recordasse que a IKEA está sempre ao lado das pessoas nas diferentes fases das suas vidas. 
* Ipsos APEME 2023 IKEA New brand positioning
Em 2024, a IKEA fez 20 anos em Portugal. Para o celebrar, convidou os portugueses a descobrir se o móvel IKEA mais antigo de Portugal estaria nas suas casas. Nessa campanha, recebemos milhares de testemunhos de longevidade dos nossos móveis e ficámos surpreendidos com a quantidade de pessoas que, espontaneamente, afirmavam que eles eram mais duradouros que as suas relações amorosas. 
Este insight poderoso deu-nos uma nova lente sobre a durabilidade dos móveis IKEA. Não só os nossos móveis não duram pouco, como é provável que eles durem mais que muitas relações, como as nossas histórias reais comprovam.
Três comentários reais que recebemos na campanha de 2024:
Anne_Marie Roque: “As minhas cómodas malm já me acompanham há 8 mudanças de casa! Começaram no quarto, foram para casa de banho, varanda, garagem e voltaram para o quarto! Duram mais do que a relação que tinha quando as comprei! São mais fiéis! 😁”
Alena Zhyhunova: “Ao longo dos anos, a cama Malm testemunhou risos, sonhos compartilhados e até algumas discussões… Infelizmente, o relacionamento acabou, não resistiu ao teste do tempo e eu fiquei com cama.”
Rute Teixeira: “Quando comprei esta mesa éramos dois em casa. Viu chegar duas filhas. Nela fiz refeições a dois, reuni amigos, trabalhei, dei as primeiras refeições às minhas filhas… Também viu a família mudar, com uma separação e o início de uma nova relação.”
A solução: “Quem dera que o amor durasse tanto como um móvel IKEA”
Das inúmeras histórias partilhadas com a IKEA, resultou uma campanha com este conceito criativo, que explora as diferenças entre relações com móveis e pessoas num tom divertido e despido de preconceitos.
O filme arranca com testemunhos reais de clientes IKEA sobre a longa relação que mantêm com os móveis da marca, desafiando algum preconceito relativo à sua durabilidade.
Segue-se uma série de paralelismos em que vemos pessoas realizadas com os seus móveis e percebemos a longevidade destas relações. Ora porque são fofos, ora porque não julgam, ora porque não roncam.
Encerramos com uma dúvida: será que estas relações se prolongam porque os móveis são mais descomplicados do que muitas pessoas? Ou será esta durabilidade explicada pela sua resistência?