The Case for Saving Water
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Melhor utilização/instalação Outdoor

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Melhor utilização/instalação Outdoor

Briefing

O Algarve além da região mais visitada de Portugal, sofria em meados de 2024, a sua pior seca de sempre. Num ano a bater recorde de visitas (5.1milhões vs. 3.7m em 2023), as suas barragens e reservas de água, de onde vem todo o abastecimento da região, atingiam níveis baixíssimos (Beliche apenas 24.6% de água, Bravura 16.7%, Odeleite 31.4%). As autoridades decretaram Estado de emergência, impondo regras e limites ao consumo de água aos locais, residentes e negócios, incluindo cortes na agricultura. Todavia, para não criar alarme e com receio de perder visitas, o Turismo, ficou de fora. A todo este contexto acresce outro dado importante: um turista em média, gasta diariamente 3 vezes mais água do que o limite máximo recomendado pelas Nações Unidas: 110 litros por pessoa. A urgência de fazer algo juntou-se à estratégia do Visit Portugal de nos colocar como destino sustentável e pediu algo memorável, impactante, que chegasse ao target, mudasse de imediato alguns dos seus hábitos. Já que 91% dos turistas internacionais do Algarve chegam de avião pelo aeroporto de Faro, porque não fazer algo no aeroporto, um outdoor? Uma ativação?

Descrição

Um dos símbolos das viagens turísticas, a mala de viagem, tornada num outdoor improvável que capta a atenção dos turistas acabados de chegar, onde mais olham durante largos minutos: a passadeira da zona de bagagens. 6 malas, juntas contabilizando o número de litros que um turista pode poupar na sua estadia diária: 235 litros. Uma mensagem de sustentabilidade in-your-face às voltas, a fazer loop perante dezenas e dezenas de pessoas chegadas de cada voo. Com um QR Code numa das malas para aceder ao site Visit Portugal quem quiser saber mais sobre o impacto da seca na região e dicas de poupança.

Resultado

A volta das malas na esteira começou a partir de 23 de Julho, e durou uma semana, um total de 1400 chegadas, atingindo 298,512 passageiros, na sua maioria charter e de voos provenientes do Reino Unido, Irlanda, Holanda, Alemanha, atingindo em cheio a maioria dos turistas internacionais que chegaram no verão. E com resultados (felizmente) práticos: - o consumo de água desceu 16% nos 110 principais hotéis do Algarve (Estudo ADENE, comparando consumos entre Julho/Novembro 2023 e 2024 no mesmo período) - 49.9 milhões de litros de água poupados, o que significa poupados ao leito das reservas e barragens. - 3.5 milhões de portugueses impactados positivamente nos media, através das reportagens no dia de lançamento, 23 de Julho, importante para mostrar que o esforço não seria só dos locais - a água poupada no verão significou também 770 000 euros de poupança para os hotéis que puderam aplicá-los em políticas de sustentabilidade e eficácia hídrica.

Data de início de veiculação do trabalho

July 2024

Responsável

July 2024
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