History Outnumbered
Publicidade
Campanha de Imprensa

Anunciante

Canal História

Empresa

Dentsu Creative Portugal

Ouro

Campanha de Imprensa

Briefing

Em 2025, o Canal História completa 25 anos em Portugal e Espanha. O desafio era claro: reforçar o seu posicionamento enquanto marca culturalmente relevante, credível e necessária num mundo cada vez mais vulnerável a desinformação, revisionismo histórico e extremismos. Não se tratava apenas de celebrar o passado, o briefing era sobre provar a importância do canal no presente. Como continuar a merecer a atenção de novas gerações? Como provar que revisitar factos históricos é necessário? O briefing pedia awareness, mas também pedia uma campanha culturalmente incontornável.

Descrição

Para dar vida a esta campanha, partimos de um conceito visual extremamente sensível: os números tatuados nos braços dos sobreviventes do Holocausto. Com eles construimos novos números com base em dados atuais sobre o crescimento da extrema-direita e do neo-nazismo. Usámos os números do passado para chamar atenção para os números do presente. O processo de produção foi rigoroso. Para garantir a credibilidade dos números que queríamos comunicar, começámos por realizar uma extensa pesquisa por relatórios oficiais, investigações jornalísticas e estudos académicos de toda a Europa. Só assim foi possível garantir que os dados que usámos eram reais e atuais. Depois, iniciámos um trabalho igualmente intenso de procura e documentação de braços tatuados. Um esforço feito com o máximo respeito, que incluiu também a procura pelos nomes, histórias e identidades de cada uma destas pessoas para garantir que as suas memórias individuais não se perdiam. Cada número foi construído a partir da combinação de diferentes fragmentos de braços tatuados. O resultado final mantém a carga simbólica e a força visual do imaginário histórico, mas traz-lhe uma nova camada de significado: estes não são números do passado, são números do presente. Números que existem porque a História, infelizmente, está a repetir-se.

Resultado

Lançada no principio de abril, a campanha está a gerar buzz mas sobretudo está a gerar reflexão. Em cada outdoor, em cada página de jornal, a tatuagem de um sobrevivente do Holocausto confronta-nos com a atualidade. As peças foram partilhadas nas redes sociais por vozes influentes da cultura e da educação. E até recebemos uma mensagem de um professor a pedire se podia usar a campanha como ponto de partida para debates na sala de aula. A História, desta vez, não ficou no passado. Voltou a ser presente.

Data de início de veiculação do trabalho

April 1–10, 2025

Responsável

April 1–10, 2025
History Outnumbered
CCP25_PU003G_0
CCP25_PU003G_1
CCP25_PU003G_2
CCP25_PU003G_3
CCP25_PU003G_4
CCP25_PU003G_5
CCP25_PU003G_6
CCP25_PU003G_7
CCP25_PU003G_8
History Outnumbered

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

History Outnumbered
History Outnumbered
History Outnumbered
History Outnumbered
History Outnumbered
History Outnumbered
History Outnumbered
History Outnumbered

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile