Oreo | Adeus, Portugal
Experiências de Marca
Estratégia em Experiências de Marca

Anunciante

Mondelez

Empresa

Leo Lisboa

Shortlist

Estratégia em Experiências de Marca

Briefing

◍ Oreo vai mudar a receita. Como preparar um país para esta notícia?. ◍ ﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋ A Mondelez tinha no seu plano uma alteração de receita da bolacha OREO. Temos na história, casos como a mudança de receita da Coca-Cola, em 1985 que exigiu que a Marca recuasse. A Nutella, em 2010, que gerou o movimento #boicotenutella e ainda Cadbury eggs, em 2015, que levou a uma quebra de vendas de $14M, a nível global. Há sempre um risco natural numa alteração de receita de um alimento que tem um espaço no linear e na vida das pessoas. Este risco cresce exponencialmente quando falamos de OREO, a bolacha icónica, ritualizada e com um legado de marca global. Estávamos perante o desafio de como comunicar, como contar a mudança da receita aos 1,1 milhões de consumidores portugueses.

Descrição

◍ Alavancando no impensável, despedimo-nos do país para provocar o desfecho mais apetecível. Um olá à nova receita. ◍ ﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋ Mudar a receita da bolacha Oreo tinha um risco grande, pelo facto de ser uma bolacha tão próxima, tão querida por todos os que a consomem. Oreo é na realidade, uma love brand, incorrendo num risco de rejeição ao anunciar que algo ia mudar. A ideia foi então fazer o impensável. Algo perante o qual, as pessoas não sabem como reagir, ficando apenas incrédulas, permitindo que perante uma realidade mais credível, a reação fosse positiva. Dia 1 de Outubro, Oreo anunciou que ia sair de Portugal. Colocámos um OOH no El Corte Inglês em Lisboa, numa posição estratégica com a mensagem ‘Adeus Portugal’. Esta mensagem foi também espalhada numa rede de mupis de capitais de distrito em Portugal e em social e youtube. Nesta sequência , organicamente, a mensagem de incredulidade dissemina-se em conversas nas redes sociais. Dia 10 de Outubro, fizemos um ’fake OOH’ nas redes sociais, de um asteróide OREO que ‘aterra’ na posição estratégica do El Corte Inglês, transformando a mensagem de ‘Adeus Portugal’ em ‘Olá Portugal’. Este momento é onde trazemos o ‘alívio’ à incredulidade nacional de que Oreo ia sair de Portugal, tratando-se na realidade de uma nova receita, melhorada com mais cacau.

Resultado

No total, esta campanha produziu 248k interações. Foram milhares de menções de profunda incredulidade na página da marca e a circular nas redes sociais , juntamente com reações de influenciadores. Dia 10 de outubro, chegando o alívio de que a marca não sairia de Portugal e teria sim uma nova receita, verificou-se um crescimento gradual nas vendas, em volume sell out, a cada semana depois do anúncio da mudança . Nas 4 semanas de outubro, verificou-se um crescimento de 4%, 18%, 24% e 48%, a cada semana respetivamente, representando uma média de 23% de crescimento semanal vs a semana que antecedeu.

Data de início de veiculação do trabalho

October 2024

Responsável

October 2024
Oreo | Adeus, Portugal
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Oreo | Adeus, Portugal

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