◍ Oreo vai mudar a receita.
Como preparar um país para esta notícia?. ◍
﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋
A Mondelez tinha no seu plano uma alteração de receita da bolacha OREO.
Temos na história, casos como a mudança de receita da Coca-Cola, em 1985 que exigiu que a Marca recuasse. A Nutella, em 2010, que gerou o movimento #boicotenutella e ainda Cadbury eggs, em 2015, que levou a uma quebra de vendas de $14M, a nível global. Há sempre um risco natural numa alteração de receita de um alimento que tem um espaço no linear e na vida das pessoas. Este risco cresce exponencialmente quando falamos de OREO, a bolacha icónica, ritualizada e com um legado de marca global.
Estávamos perante o desafio de como comunicar, como contar a mudança da receita aos 1,1 milhões de consumidores portugueses.
◍ Alavancando no impensável, despedimo-nos do país para provocar o desfecho mais apetecível.
 Um olá à nova receita. ◍
﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋
Mudar a receita da bolacha Oreo tinha um risco grande, pelo facto de ser uma bolacha tão próxima, tão querida por todos os que a consomem. Oreo é na realidade, uma love brand, incorrendo num risco de rejeição ao anunciar que algo ia mudar. A ideia foi então fazer o impensável. Algo perante o qual, as pessoas não sabem como reagir, ficando apenas incrédulas, permitindo que perante uma realidade mais credível, a reação fosse positiva.
Dia 1 de Outubro, Oreo anunciou que ia sair de Portugal.
Colocámos um OOH no El Corte Inglês em Lisboa, numa posição estratégica com a mensagem ‘Adeus Portugal’.
Esta mensagem foi também espalhada numa rede de mupis de capitais de distrito em Portugal e em social e youtube.
Nesta sequência , organicamente, a mensagem de incredulidade dissemina-se em conversas nas redes sociais.
Dia 10 de Outubro, fizemos um ’fake OOH’ nas redes sociais, de um asteróide OREO que ‘aterra’ na posição estratégica do El Corte Inglês, transformando a mensagem de ‘Adeus Portugal’ em ‘Olá Portugal’.
Este momento é onde trazemos o ‘alívio’ à incredulidade nacional de que Oreo ia sair de Portugal, tratando-se na realidade de uma nova receita, melhorada com mais cacau.
No total, esta campanha produziu 248k interações.
Foram milhares de menções de profunda incredulidade na página da marca e a circular nas redes sociais , juntamente com reações de influenciadores.
Dia 10 de outubro, chegando o alívio de que a marca não sairia de Portugal e teria sim uma nova receita, verificou-se um crescimento gradual nas vendas, em volume sell out, a cada semana depois do anúncio da mudança . Nas 4 semanas de outubro, verificou-se um crescimento de 4%, 18%, 24% e 48%, a cada semana respetivamente, representando uma média de 23% de crescimento semanal vs a semana que antecedeu.
Data de início de veiculação do trabalho
October 2024