O Clube Recriativo já existia há 5 anos. As coisas estavam a correr bem. As pessoas gostavam do trabalho do Clube. A agência estava a crescer. 
As ideias a saírem do papel. Mas algo não estava bem. Há alguns temos que havia uma comichão atrás da orelha. 
A marca sempre foi criada por acréscimo ao nome. 
A associação ao desporto sempre foi algo que o Clube gostava, pois há muitos valores em comum entre o desporto e a criatividade. 
MAS. 
E (não sei se repararam) este é um grande mas.
A marca antiga não tinha nada a ver com o que o Clube realmente é. 
O Processo:
Igual a qualquer outro processo criativo para outro cliente, pusemos mãos à obra (sempre que os clientes nos deixaram, claro). 
Pensámos, desenhámos, fomos em busca de referências, falámos com pessoas, reunimos, parámos. E depois voltámos. 
Olhámos para o que sentíamos. Olhámos para a parte boa e para a parte má da nossa profissão. Percebemos o que não gostávamos e o que nos divertia. E foi já naquele semi desespero de não estarmos contentes com nada - afinal, nós somos o nosso cliente mais difícil - que surgiu a resposta, que esteve sempre ali ao lado. Afinal, só foi preciso parar, deitar na horizontal e perceber que nas nossas iniciais deitadas, estava o nosso logotipo. E acabámos por chegar a uma identidade que, agora sim, representa quem somos.
Curiosamente, a resposta nem sempre está debaixo do nosso nariz. Às vezes, está em cima.
 
Posicionamento e conceito: Happy to help. 
O Clube Recriativo é emoções. Emoções a criar, enquanto equipa ou individualmente. Desde o medo ao receber um briefing, o desespero ao não chegar lá, até ao alívio quando chegamos. Emoções também em relação ao nosso trabalho. Porque é essa a reação que todos no Clube querem quando as pessoas vêem algo com o selo do Clube. Que sintam alguma coisa. E todo este rebranding assenta nas emoções, nos emojis criados por nós, que vêm do logotipo principal e ainda do tom de voz, onde usamos as emoções para passar a mensagem.
Carlos e Rosa
Como muletas extra da nossa comunicação, criámos uma série animada de 2 personagens. 
O Carlos, um personagem que representa o Clube, as suas pessoas e a sua forma de viver a vida e o trabalho.
E a Rosa, que aqui representa o trabalho. Escusado será dizer que a Rosa está sempre a dar cabo da cabeça do Carlos. 
Ah, um pormenor importante: a Rosa é uma ilustração baseada numa campanha que foi feita pelo Clube há uns anos atrás.