Museu Grândola, Vila Morena
Design
Exposição

Anunciante

CM Grândola

Empresa

Big Fish

Shortlist

Exposição

Briefing

Pode uma música ter um museu? A Música só tem corpo, só existe quando é tocada. Ouvida. Não deixa roupas, pertences ou apontamentos. Não acumula acervos nem deixa vontades em herança. Pode uma música que, numa noite de 1974, ajudou a mudar um país e que ainda é chamada à ação sempre que alguém quer lutar pela liberdade, ser conservada num museu?

Descrição

Não. Por isso em vez de um espaço cheio de vídeos em loop, painéis intermináveis de texto e fotografias de grande formato, criámos a casa onde GRÂNDOLA, a música pode ser descoberta todos os dias. Uma casa que se desenvolve e vivência como uma peça de teatro imersivo onde o visitante é constantemente convidado a ser o ator principal. Quer seja a explorar a biblioteca onde estão as sementes que ajudaram ao nascimento desta música ou a operar a mesa de mistura que reproduz a experiência daqueles três pais no Castelo de Hérouville. Ou ainda, mais inesperado, a sentar-se na mesa de um agente da PIDE e sentir o que era escutar e espiar quem dava o corpo ao manifesto. Por fim, e num itinerário que serpenteia e alonga ao máximo a pequena área disponível, o visitante-ator é desafiado a juntar a sua voz a todas as que antes de si também cantaram GRÂNDOLA. E a experimentar a fisicalidade de uma máquina de escrever dos anos 70, para deixar registo do que pensa ser a Liberdade. Em paralelo, todo o percurso é servido por écrans táteis de grande formato, onde podemos mergulhar mais a fundo no extenso trabalho de investigação e documentação feito pela Câmara Municipal de Grândola em torno da história de “GRÂNDOLA VILA MORENA”. Esta espinha dorsal digital, tem um sistema desenvolvido de raiz e em exclusivo para o espaço, de forma a ser atualizada a qualquer momento. Nunca ficando datada. Porque nesta casa, a música habita sempre viva.

Resultado

Para além do alcance mediático, com cobertura em quase todos os meios nacionais, aquele que é talvez o único museu no mundo dedicado a uma só canção conseguiu um marco histórico: colocou Grândola como destino cultural de referência no Alentejo, lado a lado com uma cidade como Évora (número de visitantes dentro da média dos museus alentejanos). Mas talvez o resultado mais revolucionário seja como o museu conseguiu enraizar a simbiose entre GRÂNDOLA, a “marca-destino”, e GRÂNDOLA, a “música-liberdade”. Transformou-se numa inevitável ferramenta de atração para o turismo da cidade e enriquece, dia após dia, visitante a visitante, a identidade cultural de Grândola.

Data de início de veiculação do trabalho

April 2024

Responsável

April 2024
Museu Grândola, Vila Morena
CCP25_DE080M_1
CCP25_DE080M_10
CCP25_DE080M_11
CCP25_DE080M_12
CCP25_DE080M_13
CCP25_DE080M_2
CCP25_DE080M_3
CCP25_DE080M_4
CCP25_DE080M_5
CCP25_DE080M_6
CCP25_DE080M_7
CCP25_DE080M_8
CCP25_DE080M_9
Museu Grândola, Vila Morena

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Museu Grândola, Vila Morena
Museu Grândola, Vila Morena
Museu Grândola, Vila Morena
Museu Grândola, Vila Morena
Museu Grândola, Vila Morena
Museu Grândola, Vila Morena
Museu Grândola, Vila Morena
Museu Grândola, Vila Morena

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile