Fundada em 1925, a Portugália é um ícone de Lisboa. Nascida da primeira fábrica de cerveja da cidade, evoluiu para restaurante e está hoje presente em todo o país, com 40 lojas de norte a sul. 
Prestes a celebrar um centenário de existência, foi-nos pedido que revisitássemos a identidade gráfica da marca, honrando o seu passado, preparando-a para o presente e projetando-a para o futuro.
A marca Portugália nasceu da necessidade de, em 1916 e com o sentimento anti-germânico, quebrar com o nome da fábrica Germania, e evoluir para um nome profundamente patriótico.
O símbolo original reproduz o brasão de armas português, com 7 castelos e 5 quinas, cercado de um escudo, num conjunto que transpira história e que aprisiona a marca ao passado, incapaz de incorporar novos significados.
A nova marca quer espelhar o Portugal de hoje, cosmopolita, aberto ao mundo e feito de diversidade.
Despretensiosa e aberta
O novo símbolo tem uma portugalidade revista e simplificada. O escudo continua a ser o elemento de destaque, mas mais minimalista e aberto a novas utilizações e significados.
Histórica e contemporânea 
Ao colocar a data de fundação como elemento central, a marca celebra a sua história, mas agora num registo gráfico minimalista e contemporâneo.
Original e ampla
O logótipo incorpora o escudo na tipografia, libertando-se assim de carregar consigo o peso das armas nacionais. A tipografia personalizada, inspirada pelas linhas do escudo, mantém uma ligação a este, enquanto o estilo estendido funciona como alusão à amplitude que a nova marca pretende atingir.
O escudo assume-se como elemento central e catalisador da marca. Combinando-se e recombinando-se, desdobra-se e multiplica-se, gerando todo um novo universo gráfico, infinito, simultaneamente saudosista e modernista. A linguagem gráfica da nova marca ganha uma nova expressão na Portugália Balcão, a variação da marca para food-court de shopping center, com os azulejos-gráficos, desenhados sobre uma grelha quadrangular e num único tom de azul,  para reprodução em azulejo tradicional português.
Para tornar a marca presente no interior da loja sem a repetição exaustiva do logótipo, desenhámos uma família de cinco azulejos a partir da forma do escudo, extrudido e com diferentes inclinações. Quando combinados, criam um padrão aleatório, movimentado e festivo, como qualquer cervejaria deve ser.