Portugália: Rebranding
Design
Rebranding

Anunciante

Portugália Restauração

Empresa

Farelo Studio

Shortlist

Rebranding

Briefing

Fundada em 1925, a Portugália é um ícone de Lisboa. Nascida da primeira fábrica de cerveja da cidade, evoluiu para restaurante e está hoje presente em todo o país, com 40 lojas de norte a sul. Prestes a celebrar um centenário de existência, foi-nos pedido que revisitássemos a identidade gráfica da marca, honrando o seu passado, preparando-a para o presente e projetando-a para o futuro.

Descrição

A marca Portugália nasceu da necessidade de, em 1916 e com o sentimento anti-germânico, quebrar com o nome da fábrica Germania, e evoluir para um nome profundamente patriótico. O símbolo original reproduz o brasão de armas português, com 7 castelos e 5 quinas, cercado de um escudo, num conjunto que transpira história e que aprisiona a marca ao passado, incapaz de incorporar novos significados. A nova marca quer espelhar o Portugal de hoje, cosmopolita, aberto ao mundo e feito de diversidade. Despretensiosa e aberta O novo símbolo tem uma portugalidade revista e simplificada. O escudo continua a ser o elemento de destaque, mas mais minimalista e aberto a novas utilizações e significados. Histórica e contemporânea Ao colocar a data de fundação como elemento central, a marca celebra a sua história, mas agora num registo gráfico minimalista e contemporâneo. Original e ampla O logótipo incorpora o escudo na tipografia, libertando-se assim de carregar consigo o peso das armas nacionais. A tipografia personalizada, inspirada pelas linhas do escudo, mantém uma ligação a este, enquanto o estilo estendido funciona como alusão à amplitude que a nova marca pretende atingir. O escudo assume-se como elemento central e catalisador da marca. Combinando-se e recombinando-se, desdobra-se e multiplica-se, gerando todo um novo universo gráfico, infinito, simultaneamente saudosista e modernista. A linguagem gráfica da nova marca ganha uma nova expressão na Portugália Balcão, a variação da marca para food-court de shopping center, com os azulejos-gráficos, desenhados sobre uma grelha quadrangular e num único tom de azul, para reprodução em azulejo tradicional português. Para tornar a marca presente no interior da loja sem a repetição exaustiva do logótipo, desenhámos uma família de cinco azulejos a partir da forma do escudo, extrudido e com diferentes inclinações. Quando combinados, criam um padrão aleatório, movimentado e festivo, como qualquer cervejaria deve ser.

Resultado

Aumento de 20% nas vendas imediatamente após lançamento da nova marca.

Data de início de veiculação do trabalho

June 2024

Responsável

June 2024
Portugália: Rebranding
CCP25_DE046M_10
CCP25_DE046M_11
CCP25_DE046M_12
CCP25_DE046M_13
CCP25_DE046M_14
CCP25_DE046M_15
CCP25_DE046M_16
CCP25_DE046M_17
CCP25_DE046M_18
CCP25_DE046M_19
CCP25_DE046M_20
CCP25_DE046M_4
CCP25_DE046M_5
CCP25_DE046M_6
CCP25_DE046M_7
CCP25_DE046M_8
CCP25_DE046M_9
Portugália: Rebranding

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Portugália: Rebranding
Portugália: Rebranding
Portugália: Rebranding
Portugália: Rebranding
Portugália: Rebranding
Portugália: Rebranding
Portugália: Rebranding
Portugália: Rebranding

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile