Ah Amália
Design
Imagem Corporativa para Pequenas Empresas

Anunciante

SP Entertainment

Empresa

Mafalda & Francisco

Shortlist

Imagem Corporativa para Pequenas Empresas

Briefing

Briefing Estreou este ano a primeira biografia imersiva sobre Amália Rodrigues, e foi-nos pedido para pensar na sua estratégia de marca, naming e identidade gráfica. A marca pretendia passar uma componente sensorial e envolvente, respeitando o legado de Amália mas resgatando a contemporaneidade e inovação da própria exposição

Descrição

Trabalho Esta nova marca pretende invocar um imaginário maior que a própria Amália, que representa não só a diva mas o fado e os traços culturais Portugueses que se sentem na sua história e na sua música. Assim, assumimos esta biografia imersiva como uma “Living Experience”: uma experiência viva e ao vivo, sentida por cada pessoa de maneira diferente, e indo além da sua concretização física. O naming “Ah, Amália” foi pensado para reforçar precisamente este lado emocional, característico da sua obra e que impacta quem se cruza com ela . Numa multiplicidade de sensações, Amália tanto pode trazer ao de cima a melancolia, como a admiração, o espanto, a disrupção ou o encanto. "Ah" é a interjeição que encapsula todas elas. A identidade gráfica, por sua vez, foi também inspirada em toda a vida de Amália. O logo surge apoiado numa tipografia experimental e original desenhada de raíz, concebida com base em tipografias reais de antigos posters da fadista. Na sua composição em logo, invoca a ideia de pórtico de entrada para uma sala de espetáculos e para o seu imaginário. “Living Experience” por sua vez, foi desenhado com base na caligrafia real da artista, trazendo um lado mais humano e único ao logo. A conjugação do logo com cores vibrantes reforça mais a contemporaneidade e a multiplicidade de sensações. A tipografia experimental e original foi desenvolvida na sua extensão, tentando conjugar a história de Amália com um filtro actual. Na linguagem gráfica e na comunicação, quisemos explorar tanto a componente sensorial da experiência como uma estética mais bold e dinâmica, inspiradas na personalidade de Amália e naquilo que ela representou para a cultura portuguesa. Em vários temas de comunicação, explorámos uma narrativa dialogante e subjectiva, atribuindo diversas interpretações à vida de Amália.

Data de início de veiculação do trabalho

May 2024

Responsável

May 2024
Ah Amália
CCP25_DE044M_0
CCP25_DE044M_1
CCP25_DE044M_10
CCP25_DE044M_11
CCP25_DE044M_12
CCP25_DE044M_13
CCP25_DE044M_2
CCP25_DE044M_3
CCP25_DE044M_4
CCP25_DE044M_5
CCP25_DE044M_6
CCP25_DE044M_7
CCP25_DE044M_8
CCP25_DE044M_9
Ah Amália

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Ah Amália
Ah Amália
Ah Amália
Ah Amália
Ah Amália
Ah Amália
Ah Amália
Ah Amália

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile