O Palacete Severo une alojamento, bem-estar, gastronomia de autor e arte num só espaço.
Aberto desde 2024, parte da vontade em fazer nascer um espaço capaz de responder aos mais altos padrões de exigência da arte de bem servir e receber.
A história e inspiração parte de Ricardo Severo, antigo proprietário do edifício, cuja visão serviu de premissa para a construção da identidade do Palacete Severo.
Ricardo Severo foi um arquiteto, engenheiro, arqueólogo, escritor e visionário português. Nascido no século XIX, Ricardo Severo destacou-se pela sua capacidade em ver mais além nas mais diversas matérias e por ter deixado um legado de conhecimento e sabedoria imensos.
Estas suas características foram fulcrais para podermos criar uma identidade que não só correspondesse à personalidade deste visionário como também às expectativas do cliente.
A base para a criação do logótipo partiu da ação de olharmos o edifício colocando-lhe atributos presentes no racional de Ricardo Severo. Olharmos para a estrutura e conseguirmos ver que o artista, quando a idealizou, fê-lo tendo por base a natureza e a arquitetura através da espiral de Fibonacci.
Pegámos, então, nesta premissa e começámos a trabalhar a espiral por forma a criarmos um “S” que não só conseguisse ser um espelho do espaço, mas também da mente do Ricardo Severo, tudo suportado numa linha horizontal, reflexo da arte de bem servir, do valor do Palacete Severo.
A partir daí, a forma e as qualidades visuais ganharam força e foram desdobradas para os vários outlets do Palacete Severo com uma interpretação que vai beber à mesma lógica: B para Bistrô, S para Spa e E para Éon, tendo sido, ainda, criado um sistema de ícones e números.
Foi pegando em todo este racional, desdobramentos e história, que chegámos ao nome para o restaurante de autor, Éon - uma medida de tempo não mensurável - que passa este universo de algo que perdura no tempo, algo para lá do seu tempo, e ao claim, Timeless.