Act The Thought
Design
Exposição

Anunciante

Fundação Livraria Lello

Empresa

Studio Eduardo Aires

Prata

Exposição

Briefing

Em resposta à crescente preocupação com a desinformação, a Fundação Livraria Lello organizou a exposição “Act The Thought”, em co-curadoria com a UNESCO MIL Alliance e o Jornal Polígrafo. Esta mostra visa promover a literacia digital e da informação, reforçando o compromisso de capacitar as pessoas a ler o mundo de forma transparente e transformadora, promovendo uma sociedade crítica e informada. A exposição foi inaugurada em junho de 2024 e será visitável até junho de 2025. Realizada num edifício centenário, monumento nacional, recentemente reabilitado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, teve por isso mesmo que obedecer a uma estratégia conservadora e de gestos mínimos, de maneira a não interferir com a preexistência arquitectónica ou comprometer os recentes trabalhos de restauro. Adicionalmente, as parcerias estabelecidas determinavam a integração de conteúdo diversificado, desde peças de vídeo do Polígrafo a informação da UNESCO MIL Alliance. O programa curatorial incluiu ainda uma grande intervenção do artista JR na área envolvente à Igreja e Mosteiro de Leça do Balio, a comunicar na exposição com conteúdo videográfico.

Descrição

Para responder a este programa, os diferentes conteúdos foram dispostos estrategicamente nas várias salas do piso superior do edifício do Mosteiro. Os conteúdos vídeo não ofereceram desafios especiais, mas a solução para a apresentação das vinte personalidades, bem como para visualização das informações e estatísticas UNESCO MIL Alliance, teve que perseguir os objetivos respeitando os estritos limites impostos. A solução encontrada passou pela evocação dos formatos impressos tradicionais - jornais e livros - , não como forma de saudosismo mas sim para favorecer uma reflexão sobre o papel histórico e o lugar contemporâneo dos meios de comunicação. Assim, as vinte personalidades transformaram-se em vinte números de jornais, impressos em grandes quantidades e empilhados em plintos, alinhados longitudinalmente na sala principal do mosteiro. Tirando partido desta solução, foi composto e impresso um outro jornal, informativo do programa global, e que se disponibilizou à entrada, funcionando como folha de sala. Os conteúdos UNESCO foram compostos em livros abertos, visíveis sobre duas mesas vitrine. Confrontaram-se assim diferentes velocidades, dimensões materiais e formas de recepção de processos de comunicação. Os materiais de suporte, mesas e plintos, foram produzidos nas três cores da identidade visual da Fundação Livraria Lello e são facilmente reutilizáveis para outros fins, noutros eventos da mesma entidade.

Resultado

Os jornais foram impressos em muito grandes quantidades por forma a poderem ser levados para casa e guardados pelos visitantes, prolongando assim a vida útil do objeto e o alcance da mensagem. O resultado final atinge o compromisso de articular uma grande diversidade de conteúdos, quer em termos de proveniência quer em termos de formato, garantindo ao mesmo tempo a não interferência com o edificado.

Data de início de veiculação do trabalho

June 2024

Responsável

June 2024
Act The Thought
CCP25_DE018S_0
CCP25_DE018S_1
CCP25_DE018S_10
CCP25_DE018S_11
CCP25_DE018S_12
CCP25_DE018S_13
CCP25_DE018S_14
CCP25_DE018S_15
CCP25_DE018S_16
CCP25_DE018S_2
CCP25_DE018S_3
CCP25_DE018S_4
CCP25_DE018S_5
CCP25_DE018S_6
CCP25_DE018S_7
CCP25_DE018S_8
CCP25_DE018S_9
Act The Thought

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Act The Thought
Act The Thought
Act The Thought
Act The Thought
Act The Thought
Act The Thought
Act The Thought
Act The Thought

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile