2023 - Design Systems 360º
2023 - Design Systems 360º
Design Systems 360º

Promotor

CCP
Inicio do Curso
9 de Outubro de 2023

Documentos (download) 

Modulos do Curso

Formação: Design Systems 360º

Duração: 18 horas

Estrutura: 6 módulos (3 horas cada módulo)

Datas: 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de outubro de 2023 (segundas e quartas-feiras) das 18h30 às 21h30

Formato: Online (via Zoom) em Português

Preço: 380€

Preço para sócios: 270€

Máximo de participantes: 20 Participantes

Mínimo de participantes: 10 Participantes

Vamos falar sobre design systems? Ou melhor dizendo, vamos falar daquilo que interessa realmente sobre design systems? É certo que os design systems são um tópico quente atualmente na indústria de transformação digital. Quer tenhas por missão definir, desenhar ou desenvolver produtos e serviços digitais, seguramente num momento ou outro já te cruzaste com o tema dos design systems.


Mas já pensaste no impacto real e profundo que uma ferramenta como esta pode ter numa empresa? Já pensaste qual é o retorno de investimento de construirmos tantas bibliotecas em Figma? O que é que o negócio da empresa vai ganhar por utilizar esta ou aquela tecnologia? Como é que o design system pode ajudar a criar melhores processos de trabalho?


É sobre tudo isto e muito mais que te propomos pensar nesta formação. Uma formação feita a pensar em todos aqueles que querem construir e manter não só a versão atual dos design systems em que trabalham, mas principalmente imaginar a versão futura desses sistemas.



O que é e não é esta formação?

Esta não é uma formação técnica sobre design systems. Não vamos aqui aprender a construir bibliotecas de Figma ou repositórios de código. Não vamos pensar tanto no “como”, mas vamos sim dissecar até à exaustão o “porquê” de pensar, desenhar e desenvolver design systems.

É uma formação mais desenhada para pensar os design systems do futuro, do que para resolver os problemas dos design systems do presente. Uma formação para imaginar as equipas do futuro, tendo por base uma visão articulada e escalável dos sistemas e das dinâmicas entre as pessoas nas equipas.

Não é uma formação teórica, porque não vamos aprender quase nada “by the book”, mas também não é uma formação prática, porque não precisas ter instalado no teu computador o Figma ou qualquer outro software.

É uma formação que te vai fazer pensar, e para em conjunto pensarmos, em realidades que ainda não existem nos design systems, tendo por base as experiências de alguns dos maiores especialistas de design systems de Portugal e do Brasil.

Estás preparado para fazer este caminho em conjunto connosco?


Público-alvo


Embora a formação tenha sido desenhado a pensar em profissionais relacionados com a área do design — UX Researchers, UX Designers, UI Designers, Visual Designers, Interaction Designers e Product Designers — todos os profissionais de áreas técnicas relacionadas com transformação digital e que estejam a trabalhar ou a pensar trabalhar com design systems, vão certamente encontrar muito valor nesta formação.


Pré-requisitos


Não existem pré-requisitos técnicos ou de experiência para a participação na formação. Todos os profissionais de todos os níveis de experiência são muito bem-vindos. Como acontece sempre neste tipo de formações, é normal que alguns dos temas sejam mais novidade que outros, mas esta formação é também o espaço ideal para colocar todas as dúvidas que possas ter sobre design systems.

Formadores

Acreditamos que uma das principais mais-valias desta formação é o grupo de formadores que conseguimos reunir. Todos os formadores são profissionais de extraordinária experiência e relevância nas suas áreas e são eles que te vão acompanhar ao longo dos vários módulos da formação.

2023 - Design Systems 360º

Ruben Ferreira Duarte

UX Lead Designer na Bliss Applications, autor do estudo “Mapa dos Design Systems em Portugal 2022” e Coordenador da Formação “Design Systems 360º”

Ruben Ferreira Duarte é um User Experience (UX), User Interface (UI) e Product Designer português, natural de Setúbal e atualmente a viver em Lisboa (Portugal).

Designer quase todas as horas do dia e UX Lead Designer na Bliss Applications e no banco Santander Portugal, na maior parte dos dias. O Ruben é amante confesso de fazer muitas perguntas, mas convive bastante mal com qualquer tipo de coisas desalinhadas, especialmente se for em cima da secretária.

Para além disso, nas horas vagas (as que sobram quando não está a viajar), é também formador nas áreas de UX, UI e Product Design e editor do DXD, um blog em português que funciona acima de tudo como espaço de reflexão e partilha sobre a temática de digital experience design.

Linkedin


2023 - Design Systems 360º

Andreia Mesquita

UX Manager @ R&D na OutSystems

Andreia Mesquita tem mais de 15 anos de experiência a desenhar interações físicas e digitais aplicando nos projetos em que está envolvida as metodologias de Design Centrado no Utilizador e de Lean UX.

Ela acredita que a tecnologia consegue transformar e melhorar como vivemos e trabalhamos. A Andreia é apaixonada por criar produtos e serviços que suportem os utilizadores/consumidores no seu dia-a-dia, para que estas fiquem apenas focadas no que fazem melhor: a serem pessoas.

Linkedin

2023 - Design Systems 360º

Ricardo Melo

Head of Frontend na Fullsix Portugal

O Ricardo tem 42 anos, vive em Sesimbra e desde cedo os computadores tornaram-se a sua paixão, e sempre o acompanharam fazendo crescer o gosto pelo digital.

Desde o ano 2000 que começou a investir na sua formação começando com design gráfico, passando por web design e depois iniciando a sua carreira profissional no final de 2000 onde começou a ter os primeiros contactos com desenvolvimento web.

Ao logo dos anos o percurso fez-se com evolução diária, acompanhamento e estudo do meio digital de forma a usar a tecnologia como ferramenta no dia a dia.

Mais tarde em 2008, juntou-se ao grupo Fullsix onde trabalhou como frontend developer para várias marcas nacionais e em vários projetos internacionais. Teve experiências profissionais em Londres e Paris onde trabalhou marcas como Fiat, Alfa Romeo, Tesco e a nível nacional, desde Coca-Cola, EDP, Médis, Porto Business School, Seguro Direto, Vodafone, Ageas Seguros, CUF, McDonald's, Portgás, entre outros.

Atualmente é Head of Frontend na Fullsix Portugal onde tem como responsabilidade a gestão dos projetos e de uma equipa de 15 frontend developers focados no desenvolvimento aplicacional das plataformas para os nossos clientes.

Foi formador durante 10 anos até 2021 na EDIT.

Linkedin


2023 - Design Systems 360º

Renato Miguel

Head of User Experience e Interface Design na Fullsix Portugal

Também conhecido por Foan82, é formado em Design de Comunicação desde 2004. Teve o privilégio de viver e acompanhar de perto o surgimento da era digital e dasoportunidades que trouxe por acréscimo ao universo do Design.

Pela crescente necessidade de desenhar com foco no utilizador surgiu o interesse pela área de user experience e user interface. Mais tarde, veio a fazer parte do núcleo que criou um produto interno (Design System Standards) focado em agilizar todo este processo e fluxos de trabalho associados. Este produto foi o desbloqueador que pouco a pouco veio a mudar mentalidades e a cultura das próprias equipas.

Atualmente lidera uma equipa de UX/UI Designers, responsáveis pela criação de soluções de design integradas. Ao longo deste percurso teve a oportunidade de desenvolver, gerir e coordenar sistemas de design para marcas como EDP, Médis, Porto Business School, Seguro Direto, Vodafone, Ageas Seguros, CUF, McDonald's, Portgás, Joaquim Chaves Saúde e AICEP Portugal.

Linkedin


2023 - Design Systems 360º

Pedro Mesquita

Creative Director and Co-Founder da This is Pacifica

Depois de estudar design e publicidade, passou por vários estúdios e agências. Em 2007, juntamente com Pedro Serrão e Filipe Mesquita, fundou um estúdio de criação no Porto. A This is Pacifica é um dos estúdios de design mais reconhecidos e premiados em Portugal. Com um espírito curioso e um olhar atento, pensa e desenha comunicação integrada, para projetos diferenciadores e transversais que deram origem a publicações em vários livros, revistas, distinções e prémios. Foi jurado em diversos festivais de criatividade nacionais e internacionais. Acredita na aliança entre o conceito e a ideia que resulta em narrativas visuais ousadas e perspicazes. Desde 2019, faz parte da direção do Clube da Criatividade de Portugal, sendo atualmente Vice-Presidente.

Linkedin


2023 - Design Systems 360º

José Torre

Senior Staff Product Designer na Shopify

Gosta de dizer que, desde 2006, tem a sorte de ser pago para fazer aquilo que adora, resolver problemas com Design.

Licenciou-se em Design gráfico no IPCA e decidiu continuar a sua jornada no mundo de UX pelo Reino Unido, Holanda e Canadá, mais recentemente voltou para Portugal, onde lidera a equipa responsável pelo Polaris (o principal design system da Shopify).

Porque o design não lhe sai da cabeça depois do trabalho, o José gosta de exprimir as suas reflexões na forma de artigos que partilha com a comunidade de Design e UX. Graças a este conteúdo, ele foi considerado autor do ano 2019, pela UX Collective.

Além de design, o José adora ilustração e animação, e partilha este trabalho no instagram e youtube sobre o pseudónimo de Halfool.

Linkedin



Convidados

Para além dos formadores, a formação conta também com alguns convidados que vão enriquecer ainda mais algumas das sessões com as suas experiências únicas.

2023 - Design Systems 360º

Thiago Hassu

Founder e CEO da Meiuca

2023 - Design Systems 360º

Alexander Arrebola

Partner e VP da Meiuca



Processo

Queremos garantir que a formação tenha a melhor experiência possível e vá ao máximo de encontro das expectativas dos profissionais que nela participam. Por isso mesmo, o processo de inscrição percorrerá algumas etapas.


1º Passo - Consulta e dúvidas

Antes de realizares a tua pré-inscrição aconselhamos que leias com toda a atenção a informação sobre a formação nesta página. É muito importante que percebas bem o seu âmbito, no que ela te pode ajudar, e se a sua proposta vai realmente ao encontro das tuas expectativas. Se depois de leres toda a informação ficares com alguma dúvida, não hesites em contactar-nos, através dos emails rubenferreiraduarte@gmail.com ou academiaccp@clubedacriatividade.pt, ou através deste Linkedin.



2º Passo - Pré-inscrição

Leste toda a informação sobre a formação? Ficaste interessado? Fantástico! Então vamos a isso. O primeiro passo é realizares a tua pré-inscrição através deste formulário muito simples. As pré-incrições estarão abertas até dia 22 de setembro.


👉 Quero fazer a minha pré-inscrição na formação Design Systems 360º



3º Passo - Análise das pré-inscrições

Conforme as pré-inscrições que vão chegando, vamos olhar para o perfil de quem se pré-inscreveu na formação e contactar (durante os meses de agosto e setembro) as pessoas que forem selecionadas para participar. O contacto servirá também para partilhar um pouco daquilo que está pensado para a formação, compreender melhor as tuas expectativas e, se for o caso, tirar alguma dúvida adicional.


Gostávamos muito de poder ter lugar para todos, mas também queremos que a experiência da formação seja incrível e por isso é importante que a turma seja equilibrada e plural, com pessoas de perfis diferentes. Isto trará ainda mais riqueza à formação.


4º Passo - Contacto de confirmação

Todas as pessoas que não forem selecionadas para participar nesta edição da formação, não ficarão esquecidas. Para além de receberem um contacto da nossa parte com essa informação, em caso de realização de edições futuras da formação, serão contactadas em primeira mão com esta informação, para poderem participar.


5º Passo - Inscrição e primeiro pagamento

Depois da seleção e contacto com as pessoas selecionadas, é chegada a altura de realizar a inscrição final na formação. Receberás um contacto da equipa do CCP com todas as instruções para realizares a tua inscrição final e realizares o pagamento de pelo menos 50% do valor da formação.


Caso não sejas sócio do Clube, mas queiras usufruir do desconto, antes de realizares a tua inscrição final na formação, faz-te sócio do CCP e usufruirás de imediato do desconto na formação. Se desejares, poderás neste momento também fazer o pagamento integral da formação.


6º Passo - Welcome

Uns dias antes de começar a formação, receberás uma comunicação com a ligação para a plataforma onde estarão todos os recursos de suporte à formação e onde poderás encontrar mais tarde todos os materiais. Como queremos muito que a turma estabeleça contactos fortes entre si, vamos também enviar-te um convite (se assim o autorizaste no processo de inscrição) para um grupo de Whatsapp.


7º Passo - Segundo pagamento

Antes do primeiro dia da formação, se ainda não o tiveres feito, deves realizar o pagamento do valor em falta da formação.


8º Passo - Primeiro dia

Vamos a isto! Tudo preparado para começar: a partir daqui é usufruir da formação, participar, partilhar, discutir ideias, trazer todas as tuas experiências e dúvidas para cima da mesa e pensar os design systems do futuro.



Faz-te sócio do CCP


Ser sócio do CCP tem muitas vantagens. Uma delas é poderes ter um grande desconto no valor da inscrição desta formação, bem como em todas as outras formações da Academia CCP. Mesmo que atualmente não sejas sócio do CCP, depois de seres selecionado para participar na formação, podes tornar-te sócio — o processo é muito simples e a quota anual é só de 50€ — e usufruir de imediato de um desconto de 110€ no preço de inscrição desta formação.


Informações adicionais


Somos sempre pela transparência e por isso queremos muito que tenhas toda a informação importante sobre a formação e o seu funcionamento.


- O Clube da Criatividade de Portugal é uma das associação sem fins-lucrativos de referência no panorama nacional e foi fundada em 1997. É uma associação que tem como missão valorizar a criatividade e todos os profissionais que de alguma forma utilizam este instrumento como ferramenta de valorização da economia. Embora a formação faça parte também da missão da associação, o CCP não é uma entidade formadora certificada e por isso esta formação não é certificada pela DGERT. Mesmo não sendo a formação certificada pela DGERT, no final receberás um diploma que serve também de comprovativo da tua participação na formação.


- O valor desta formação não está só nos seus conteúdos e no fantástico grupo de formadores, está também no encontro e contacto pessoal, mesmo que num modelo remoto, criado entre todos os participantes. Por conseguinte, as sessões da formação não serão gravadas. Depois de cada sessão, serão sim disponibilizados todos os materiais de suporte utilizados por cada formador.

1. Design Systems as a product

Os design systems são essencialmente um mindset e não só um conjunto de bibliotecas. É fundamentalmente sobre este conceito que assenta a proposta de toda esta formação. Uma visão de que estes sistemas focados na definição, desenho e desenvolvimento de produtos e serviços digitais podem ajudar a criar processos (não bibliotecas) que reforcem uma abordagem de trabalho assente na simplicidade, iteração, modulariedade, escalabilidade e partilha.


É sobre muitos destes conceitos que vamos pensar neste módulo, que tem como objetivo clarificar aqueles que poderão ser os pilares de uma definição de um design system enquanto produto dentro de uma qualquer empresa.


Neste módulo, vamos também fazer a ponte com o conceito “Design Systems as a Service”, com a ajuda dos convidados Thiago Hassu e Alexander Arrebola da Meiuca. Vamos explorar a visão dos sistemas enquanto serviço, e o papel de facilitador e acelerador que uma agência pode ter quando a trabalha em parceria com uma empresa. Tudo isto com base na proposta mais recente da Meiuca ao mercado, o DSaaS.


Formador

Ruben Ferreira Duarte, UX Lead Designer na Bliss Applications


Data

9 de outubro de 2023 (segunda-feira), das 18h30 às 21h30


Convidados

Thiago Hassu, Founder e CEO da Meiuca

Alexander Arrebola, Partner e VP da Meiuca

2. Cultura de design driven

A disciplina de design, para além de ser uma ferramenta valiosa para os negócios das empresas, pode também ser um fator de transformação na cultura das organizações. O design e as equipas de design desempenham hoje um papel preponderante na cultura das organizações, muitas vezes a competirem num mercado global. Contudo, construir uma cultura e uma área de design com equipas ágeis focada no essencial, não é uma tarefa fácil. É necessária uma visão clara do caminho que se quer percorrer, recrutar os perfis certos, trabalhar com as ferramentas certas e perceber que tudo isto só pode ser feito com as “peças” essenciais deste sistema, as pessoas.


Este módulo vai procurar relacionar todos estes elementos: perceber como é que o design system pode ser um facilitador de tudo isto, como é que ele se relaciona com o trabalho de DesignOps e como é que esta dinâmica pode ter um impacto real na cultura da empresa.


Formadora 

Andreia Mesquita, UX Manager @ R&D na OutSystems

 
Data

11 de outubro de 2023 (quarta-feira), das 18h30 às 21h30

3. Relação entre o design e o development

A relação entre as equipas de design e development é provavelmente dos temas mais recorrentes na indústria e aquele que gera mais ódios e amores. Nem sempre a relação é fácil, é verdade, mas esta é uma não questão, especialmente quando existe um design system pelo meio. Sejamos claros, um design system no mais amplo sentido do conceito não se faz sem uma destas duas vertentes, o design e o development.


Com a ajuda do Ricardo Melo e do Renato Miguel, vamos neste módulo perceber que processos e dinâmicas podem ser criadas numa equipa, para que o design system possa facilitar e potenciar a relação destas duas equipas. Vamos também refletir sobre como a arquitetura do próprio design system pode ser construída de forma a melhorar a relação entre as duas equipas, e não só.


Formadores

Ricardo Melo, Head of Frontend na Fullsix Portugal

Renato Miguel, Head of User Experience e Interface Design na Fullsix Portugal

Data

16 de outubro de 2023 (segunda-feira), das 18h30 às 21h30

4. O poder das ideias

Os produtos e serviços digitais são mais que instrumentos funcionais do dia a dia. É certo que o que está na sua base é resolução de problemas concretos das pessoas e ajudar a fazer “coisas”. Mas nada disto é uma relação desprovida de emoções. Os produtos e serviços digitais, tanto os que são construídos com base em design systems como os que não, tal e qual como as marcas, só conseguem criar relações fortes com as pessoas se forem mais que meras ferramentas utilitárias.

Neste módulo vamos falar sobre ideias. Sobre ideias simples e poderosas, mas também como o design gráfico pode ajudar a dar vida a essas ideias, seja em que meio for. Vamos falar sobre como poderemos fazer com que os nossos produtos e serviços digitais se distingam de todos os outros, mesmo quando a função é exatamente a mesma.


Formador

Pedro Mesquita, Creative Director e Co-Founder da This is Pacifica

Data

18 de outubro de 2023 (quarta-feira), das 18h30 às 21h30

5. Desafiar o design system

Más notícias: um design system não resolve todos os problemas. Por muito “completo” que um sistema pareça à superfície, quando estamos a criar funcionalidades para o futuro, é normal que o sistema não cubra todos os cenários. Ninguém consegue prever o futuro. No entanto, é importante reconhecer a importância de pensar uma nova funcionalidade de forma sistemática e escalável, para evitar que o produto acabe por se tornar num Frankenstein com partes que não ligam umas com as outras.


É sobre gerir esta tensão que vai trabalhar este módulo. Vamos tentar perceber quando é que devemos seguir e quando devemos desafiar o design system. Aprender como desafiar o sistema pode ajudar a evoluí-lo. Pelo meio, vamos colecionar uma série de argumentos que podemos utilizar para sustentar as nossas decisões.


Formador

José Torre, Senior Staff Product Designer na Shopify

Data

23 de outubro de 2023 (segunda-feira), das 18h30 às 21h30

6. Acessibilidade digital em escala

Que os design systems podem ser ferramentas extraordinárias para o negócio das empresas, ninguém certamente duvidará. Mas estes sistemas modulares e escaláveis podem ser muito mais que isto. Podem ser igualmente instrumentos muito poderosos para a inclusão. Embora um design system não crie por si só produtos e serviços acessíveis, ele pode ser um grande contributo para isso. E pode fazê-lo em escala, o que é ainda mais importante. Ao trazer a acessibilidade para o núcleo do nosso sistema, estamos não só a tornar o nosso design system acessível, mas estamos também a garantir que todas as centenas ou milhares de funcionalidades dos nossos produtos e serviços digitais, corram o sério risco de se tornarem também acessíveis.


Este módulo é sobre acessibilidade digital, mas principalmente sobre pessoas. A acessibilidade digital não pode ser um requisito dos cadernos de encargos, é um direito. E os design systems podem ajudar na concretização deste direito, se forem construídos com base nas preocupações certas e ajudaram a propagar na empresa aquilo que são as boas práticas de acessibilidade.


Formador

Ruben Ferreira Duarte, UX Lead Designer na Bliss Applications

Data

25 de outubro de 2023 (quarta-feira), das 18h30 às 21h30

2023 - Design Systems 360º

Juri

Design Systems 360º

Boas notícias para os sócios CCP Inscrições no D&AD 2020 com 20% desconto, o que quer dizer que até dia 17 Fevereiro 2020, acumula com o early bird e recebem 40% desconto...

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

2023 - Design Systems 360º

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

2023 - Design Systems 360º
2023 - Design Systems 360º
2023 - Design Systems 360º
2023 - Design Systems 360º
2023 - Design Systems 360º
2023 - Design Systems 360º
2023 - Design Systems 360º
2023 - Design Systems 360º

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile